Venezuela x Guiana: por que guerra entre os vizinhos seria desastre para Lula

02 de Dezembro 2023 - 08h11
Créditos:

No domingo (3), a população da Venezuela deverá decidir em um referendo se o país caribenho deve incorporar dois terços da vizinha Guiana. Isso criaria o 24º estado federal da Venezuela, chamado por lá de Guiana Essequiba. Os cerca de 300 mil habitantes da região se tornariam cidadãos venezuelanos.

"Você concorda com isso?" é uma das cinco perguntas do referendo.

A situação é complexa. Envolve demarcações de fronteiras coloniais e julgamentos em instâncias variadas, que a Venezuela não quer aceitar - e um tema do qual a Guiana naturalmente discorda. A Guiana solicitou à Corte Internacional de Justiça que o referendo seja declarado ilegal.

Tanto na Venezuela quanto na Guiana, as populações estão firmemente convencidas de que o território pertence a elas. Entretanto, a região de baixa densidade populacional, que tem aproximadamente o tamanho da Tunísia, nunca foi de interesse especial para nenhum dos dois países.

 

 

No entanto, isso mudou em 2015, quando foram descobertas reservas gigantescas de petróleo na costa da Guiana, as maiores do mundo nos últimos 20 anos. Com uma população de apenas 800 mil habitantes, a Guiana poderá em breve se tornar o maior exportador de petróleo per capita do mundo - e um país imensamente rico.

Alerta na América do Sul

O conflito é visto com preocupação na América do Sul, porque tem chances de se agravar. Há duas semanas, fracassou uma tentativa do Itamaraty de chegar a uma solução, negociada com a participação de vários países.

"A controvérsia é hoje a maior ameaça à estabilidade regional", diz Rubens Barbosa, um dos maiores especialistas em política externa do Brasil.

Não parece que o regime de Nicolás Maduro queira ceder. Com esse conflito alimentado artificialmente, o ditador está perseguindo três objetivos.