Veja erva popular que emagrece e reduz riscos de doenças de coração

07 de Abril 2024 - 13h29
Créditos: Tomaz Silva/Agência Brasil

Popularmente consumida em forma de chá e chimarrão, a erva-mate tem cafeína e antioxidantes que promovem o desempenho físico e mental. Além disso, ajuda na prevenção contra diversas doenças, como diabetes e problemas no coração.

Benefícios da erva-mate

Melhorar o desempenho nos exercícios

A cafeína presente na planta medicinal ajuda a melhorar o desempenho nos exercícios físicos por aumentar a energia e a atenção. De acordo com um estudo de 2014, o consumo de 1.000 miligramas de erva-mate em cápsulas uma hora antes do exercício proporcionou um aumento de 24% na queima de gordura durante exercícios de intensidade moderada.

Uma outra pesquisa, de 2022, analisou durante sete dias os efeitos de 5 gramas de folhas de erva-mate em 250ml de água após a ingestão de carboidrato antes de atletas praticarem ciclismo. Os resultados mostraram um aumento na queima de gordura e de desempenho durante exercícios de baixa e alta intensidade em comparação com a ingestão apenas de carboidratos ou de erva-mate.

Controlar o açúcar no sangue

Apesar de serem necessários mais estudos, a erva-mate pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, principalmente para pessoas com diabetes ou pré-diabéticas. Um artigo já comprovou que não apenas erva-mate, mas sálvia, açafrão, noz e outros produtos naturais têm potenciais antidiabéticos.

Estimular a mente

Bebidas com cafeína, como a erva-mate, proporcionam o aumento de energia e foco e são muito consumidas por pessoas que precisam ser produtivas e ter um bom desempenho mental. “O impacto estimulante da erva-mate pode melhorar o estado de alerta e a clareza mental”, disse a nutricionista e pesquisadora Erin Palinski-Wade ao site Eat This, Not That!.

Além disso, a planta também conta com dois antioxidantes que, quando combinados com a cafeína, aumentam o foco, melhoram a cognição e diminuem a fadiga mental. Esses compostos orgânicos são a teobromina e a teofilina, também encontrados no café e no chocolate.

Segundo essa pesquisa, uma dose única de cafeína entre 40–300 miligramas é capaz de melhorar o estado de alerta, aumentar a atenção e melhorar o desempenho cognitivo.

Reduzir os riscos de doenças

Rica em nutrientes e antioxidantes, a erva-mate ajuda a neutralizar os radicais livres – que podem aumentar os riscos de diversas doenças crônicas, como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares – e a reduzir a inflamação por ter compostos orgânicos conhecidos como saponinas.

Proteger o coração

Alguns estudos mostram que o consumo da erva-mate pode ser eficaz para reduzir o risco de problemas cardíacos. Em 2020, pesquisadores investigaram como a ingestão de uma bebida de erva-mate três vezes ao dia durante oito semanas poderia afetar a saúde do coração.

O resultado da pesquisa mostrou que o consumo regular da planta ajudou a reduzir os níveis de colesterol ruim e da pressão arterial. Em participantes com níveis de colesterol mais elevados, os efeitos foram melhores.

São necessários mais estudos sobre a relação entre a erva-mate e a redução dos problemas no coração, mas os pesquisadores acreditam que esses efeitos positivos são ocasionados pela forte presença de polifenóis na planta, principalmente ácidos clorogênicos e quercetina.

Apesar dos benefícios da erva-mate, é importante não exagerar nos chás e cápsulas da planta medicinal para não ter reações adversas.

Inclusive, antes de incluir a erva na rotina alimentar, procure profissionais da saúde para saber se não existe nenhuma contra-indicação, principalmente em casos de gravidez, uso de remédios contínuos e durante tratamentos.

Com informações do Metrópoles