Veja como está o brasileiro que desbancou Messi, o então melhor do mundo, no Prêmio Puskás

30 de Junho 2023 - 03h58
Créditos:

Wendell Lira voltou a ser assunto no TikTok. Lembra dele? Era jogador do Gianésia, na época da série D do Campeonato Goiano, que desbancou Messi (o então melhor do mundo) e Alessandro Florenzi e conquistou no prêmio Puskás, da Fifa, em 2015. O golaço dele foi de voleio contra o Atlético-GO.

Após mobilização nas redes sociais, o jogador ganhou o prêmio com quase metade dos votos (46,7%) populares. Ao lado de Neymar, ele foi o segundo a alcançar a premiação.

Porém, algo que ninguém esperava aconteceu: seis meses depois de levar o Puskás, ele anunciou sua aposentadoria do futebol.

Após passar por frustrações, lesões e cirurgias no futebol ele decidiu se tornar youtuber especializado no Fifa. 

"É algo pelo qual sempre fui apaixonado, sempre fui viciado em videogame e em jogos de futebol. Então, a partir de hoje, sou um gamer do Youtube também", disse na época.

Desde então, Wendell tem cumprido sua meta e marcado seu nome no e-Sports (esporte eletrônico).

Com 331 mil seguidores no Instagram e quase 94 mil inscritos no Youtube, o ex-jogador se tornou um competidor e influenciador digital do mundo dos games. 

Nessa área, internacionalmente, ele conseguiu disputar dois mundialitos de Fifa, os chamados FUT Champions Cup - em 2018 e em 2020. Em âmbito nacional, foi vice-campeão geral do torneio KOEL (Kick-Off Electronic League) pelo time Sporting CP Esports, enquanto fazia dupla com o jogador Klinger Castro

Até o ano passado, Lira fazia parte de uma equipe de E-Sports. Agora, preferiu abandonar as competições para atuar como coach, gerente de outras equipes e focar nas lives que faz no Youtube e na Twich.

Wendell também marca presença em alguns eventos, dá palestras – sobre sua história e o mercado de games – e participa de entrevistas. 

Um dos feitos marcantes de Lira longe dos controles de videogame foi cobrir presencialmente a Copa do Mundo de 2018, realizada na Rússia, pela rádio goiana Sagres 730.

Apesar de sempre falar sobre o seu amor pelo futebol e celebrar que conseguiu deixar sua marca no esporte, como sonhava, ele ainda não se vê de volta aos campos. Nesse meio tempo, arranjou, na verdade, um novo hobbie: futevôlei. 

O atleta leva os treinos a sério e participa de pequenas competições em dupla no esporte.

Diferente da época em que ganhou o Puskás, quando Wendell não tinha dinheiro para comprar o próprio terno para comparecer na premiação, Lira disse ao Estadão que, hoje, ganha muito melhor do que antes e o salário não tem comparação.

No Instagram, Lira demonstra estar feliz com a decisão de viver de games de futebol: "o poder que as lives tem de transformar vidas. Feliz e realizado por ter escolhido essa profissão".

Com informações de R7