Veja até quando vai durar a onda de calor histórica no Brasil; 12 estados terão temperatura acima do normal

11 de Novembro 2023 - 09h50
Créditos:

Pela quarta vez no segundo semestre, o Brasil será atingido por uma onda de calor. Doze estados e o Distrito Federal devem registrar temperaturas pelo menos 5°C acima do normal para novembro. Segundo os meteorologistas ouvidos pelo R7, o fenômeno deve durar até a quarta-feira (15), com possibilidade de extensão. 

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, esta onda de calor poderá ser mais forte do que as registradas em agosto, setembro e outubro deste ano. Também há possibilidade de que o Brasil estabeleça um novo recorde histórico de temperatura máxima.

Até hoje, a maior temperatura oficialmente medida no Brasil foi de 44,8°C, em Nova Maringá (MT), nos dias 4 e 5 de novembro de 2020, na fortíssima onda de calor da primavera, segundo os registros do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Para a meteorologista Deise Moraes, do Inmet, o recorde deve ser batido provavelmente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. O instituto, inclusive, emitiu o alerta vermelho (de grande perigo) para a região Centro-Oeste.

No total, os estados que serão atingidos pela onda de calor são: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí.

Fonte: R7