Veja 5 bebidas naturais para turbinar a imunidade e se manter saudável

26 de Novembro 2023 - 07h44
Créditos:

Através de uma alimentação variada e equilibrada e da ingestão de líquidos, podemos obter muitos nutrientes importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico. Ele é a rede de defesa natural do corpo e, quando está funcionando bem, nos protege contra infecções causadas por vírus, bactérias e fungos, por exemplo.

“Ter um sistema imunológico fortalecido é importante para reduzir as chances de doenças e também ter uma boa recuperação”, afirma a nutricionista Thalita Pedroza, do Rio de Janeiro.

Alguns nutrientes são facilmente encontrados em frutas, especiarias e vegetais que podem ser usados para o preparo de sucos, chás e shots, turbinando a imunidade.

Veja 5 opções de bebidas naturais que ajudam a estimular o sistema imunológico:

Água
Beber de dois a três litros de água por dia é um bom ponto de partida para manter o funcionamento do sistema imunológico. A água é essencial para a saúde intestinal, que tem relação direta com a imunidade. “Uma microbiota intestinal saudável funciona como uma barreira de proteção importante para o corpo”, afirma a nutricionista.

Kefir
O Kefir é uma bebida fermentada rica em bactérias e leveduras probióticas que promovem a saúde intestinal. Seu consumo resulta no equilíbrio da microbiota intestinal, melhorando a digestão e fortalecendo a imunidade.

Chá de limão com gengibre
A combinação de ingredientes em um chá é ideal para quem busca melhorar a imunidade. O limão é fonte de vitamina C e o gengibre tem efeito anti-inflamatório e imunomodulador.

“Quando pensamos em imunidade, alguns nutrientes possuem um papel importante, como vitamina C”, afirma Thalita.

Shot matinal
O limão e o gengibre também podem ser consumidos juntos em um shot matinal com a adição de outros ingredientes. “Conhecido popularmente como um superalimento para o sistema imunológico, o gengibre é excelente porque tem efeito anti-inflamatório e imunomodulador”, explica Thalita.

A nutricionista indica usar 1 limão espremido, 1 colher de café de gengibre em pó, 15 gotas de própolis e 50 ml de água. Basta espremer o limão e adicionar todos os ingredientes.

Suco verde
Os vegetais verde-escuros são fontes de ácido fólico, ferro, cálcio e magnésio, nutrientes importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Uma boa opção é incluir o suco verde à rotina. Ele pode ser feito com couve, espinafre, salsinha e algumas frutas como o kiwi, suco de limão e gengibre a gosto.

Com informações de Metrópoles