Vacinação: Prefeito diz que busca solução para baixar faixa etária em Natal

08 de Junho 2021 - 08h04
Créditos:

Após a polêmica em torno da demora para a capital potiguar baixar a faixa etária da vacinação contra a Covid-19, o prefeito Álvaro Dias esclareceu, por meio das redes sociais, que está buscando uma solução para reverter essa situação.

Ele ressaltou que há uma decisão da justiça que impede a Secretaria de Saúde de Natal de atender ao público sem comorbidades, simultaneamente com os grupos prioritários, além da “escassez de vacinas que recebemos do governo estadual”.

“Solicitamos ao Ministério Público a revisão dessa decisão e também à Comissão de Intergestores Bipartite (SMS e Sesap) para estabelecer a pauta do avanço da vacinação, por faixa etária decrescente, conforme possibilita o Plano Nacional de Imunização, uma vez que a procura nos pontos de vacinação está abaixo do esperado”, escreveu o prefeito.

Confira a nota na íntegra:

Quero esclarecer que estamos fazendo nossa parte com a vacinação. Infelizmente, além da escassez de vacinas que recebemos do governo estadual, há uma decisão judicial para Natal que faz com que não seja possível atingir novos públicos na velocidade que a prefeitura gostaria.

Essa decisão da justiça impede a SMS do município de Natal atender o público sem comorbidades, simultaneamente com os grupos prioritários. Mas quero tranquilizar a todos e dizer que estamos buscando uma solução para reverter essa situação.

Solicitamos ao Ministério Público a revisão dessa decisão e também à Comissão de Intergestores Bipartite (SMS e Sesap) para estabelecer a pauta do avanço da vacinação, por faixa etária decrescente, conforme possibilita o Plano Nacional de Imunização, uma vez que a procura nos pontos de vacinação está abaixo do esperado.

Natal tem como atribuição implantar toda a logística para ministrar a vacina. Para isso, implantamos uma das maiores estruturas de vacinação do nordeste, com seis drives e 40 postos de saúde funcionando diariamente. Tudo que estiver ao nosso alcance será feito para imunizar a população de Natal contra o coronavirus e salvar vidas!