
A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou nesta quinta-feira (31) que concedeu aprovação emergencial à vacina contra a covid-19 da Pfizer e BioNTech.
É o primeiro imunizante contra o novo coronavírus a ter a aprovação da entidade; os outros estão sendo avaliados.
A inclusão da vacina na lista de tratamentos emergenciais aprovados pela OMS vale como referência para as autoridades regulatórias dos países elaborarem as próprias aprovações.
Estar para a lista da OMS também permite que o novo medicamento seja comprado e distribuído pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), para uso nos países onde atuam.
A aprovação emergencial foi concedida ao produto da Pfizer e da BioNTech depois de serem feitas análises tanto por cientistas da OMS quanto por parceiros independentes, que constataram que o imunizante é eficiente.
“A revisão concluiu que a vacina cumpre os critérios essenciais de segurança e eficácia exigidos pela OMS, e que os benefícios de usar a vacina para combater a Covid-19 superam os potenciais riscos”, disse a entidade por meio de comunicado.
O Reino Unido foi o primeiro país em todo o mundo a aprovar a vacina Pfizer-BioNTech e iniciou a aplicação em 8 de dezembro.
Fonte: CNN