Universidade emite nota sobre posicionamento político de professora; confira

31 de Março 2020 - 11h07
Créditos:

O Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) emitiu uma nota nesta terça-feira (31) sobre o episódio envolvendo uma professora de sua instituição. A advogada e professora de Direito Tributário Lenice Moreira de Moura divulgou uma foto adulterada da governadora Fátima Bezerra, do vice-governador Antenor Roberto, do prefeito de Natal Álvaro Dias e do secretário da Sesap Cipriano Maia em uma reunião e sugeriu que a governadora estava fazendo uma “macumba” contra o presidente Jair Bolsonaro.

Em nota, o UNI-RN afirma que não se envolve em assuntos que abranjam a atuação de partidos políticos, mantendo equidistância e o bom entendimento com todos, embora esteja sempre atento às boas práticas em prol da sociedade.

A instituição disse ainda que os integrantes do UNI-RN, de forma igualitária, são respeitados por suas opções pessoais, em todos os aspectos, dentro da premissa de liberdade individual e que não admite que o nome da Instituição seja usado para chancelar ou salvaguardar pontos de vista ou atitudes que alguém defenda ou assuma.

Leia a íntegra da nota:

NOTA

Em atenção à comunidade acadêmica e à própria coletividade, o Reitor do UNI-RN, a respeito de notícias sobre a conduta político-partidária de uma professora da Instituição, esclarece qual é a diretriz institucional adotada nesse âmbito.

1. O UNI-RN não se envolve em assuntos que abranjam a atuação de partidos políticos, mantendo equidistância e o bom entendimento com todos, embora esteja sempre atento às boas práticas em prol da sociedade.

2. Os integrantes do UNI-RN, de forma igualitária, são respeitados por suas opções pessoais, em todos os aspectos, dentro da premissa de liberdade individual.

3. O UNI-RN não admite que o nome da Instituição seja usado para chancelar ou salvaguardar pontos de vista ou atitudes que alguém defenda ou assuma.

4. Por ser uma instituição essencialmente educacional, o UNI-RN está aberto ao debate das ideias, sob o enfoque filosófico, contudo, sem aceitar o sectarismo doutrinário e o proselitismo partidário, que podem desvirtuar o processo ensino-aprendizagem.

5. O UNI-RN respeita as opções individuais dos seus professores e funcionários, porém, somente a eles cabem a responsabilidade e as consequências decorrentes das suas escolhas e dos seus próprios atos. 

Natal, 31 de março de 2020 

Professor Daladier Pessoa Cunha Lima

Reitor do UNI-RN