Trump pediu ao secretário da Geórgia para 'achar' 11.780 votos, diz jornal

03 de Janeiro 2021 - 14h34
Créditos:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump pediu ao secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, que "achasse" votos suficientes para reverter sua derrota. A solicitação foi feita em telefonema extraordinário no sábado (2).

O jornal Washington Post obteve a gravação da chamada em que Trump repreendeu Raffensperger, tentou bajulá-lo, implorou para que aja e ameaçou-o com vagas consequências criminais caso o secretário se recusasse a continuar com o que classificou como "falsas alegações". O presidente chegou a dizer que Raffensperger estava assumindo “um grande risco”.

Durante o telefonema, Raffensperger e o conselheiro-geral de seu escritório recusaram as afirmações de Trump, falando que o presidente está contando com teorias da conspiração e que a vitória de Joe Biden na Geórgia foi justa.

A ligação vem na esteira de esforços para tentar de derrubar a conquista eleitoral de Biden.

"Não há nada de errado em dizer, você sabe, hum, que você recalculou", afirmou Trump ao secretário, segundo o Post, acrescentando mais tarde na chamada: "Tudo o que quero fazer é isso. Eu apenas queremos encontrar 11.780 votos, o que é um a mais do que nós. Porque ganhamos no estado". 

A ligação ocorre pouco antes da cerimônia de legitimação da vitória de Joe Biden, na qual ele encontrará o Congresso no Capitólio.

Fonte: CNN