Trincheira da Hermes da Fonseca faz Caern interditar trecho para estudos

05 de Março 2023 - 04h18
Créditos:

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Repúblicanos), já sinalizou que a construção de uma trincheira nos cruzamentos da avenida Alexandrino de Alencar e Hermes da Fonseca, vai contribuir para a melhoria da mobilidade urbana da cidade. A obra física não começou, ainda, mas a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) já começou os trabalhos preliminares para remoção futura da rede de distribuição de água, tanto que uma equipe da empresa “escaneava” trechos das duas avenidas para coletar dados sobre profundidade, diámetro e comprimento da rede de tubulação daquela área no bairro do Tirol.

Já na leitura da mensagem anual na Câmara Municipal (15/2), Álvaro Dias informava que  a obra da trincheira terá  investimento de R$ 25 milhões e vai beneficiar aproximadamente 65 mil motoristas que trafegam por ali diariamente. 

Uma equipe da guarda municipal estava monitorando o trânsito no cruzamento das avenidas, na manhã de ontem, enquanto o engenheiro Hazen Willian Pereira coordenava a coleta de dados por um scanner: “A gente tem aqui uma tubulação de distribuição de água pra toda Zona Leste da cidade, pegando desde o rio Potengi até os bairros de Areia Preta, Petrópolis, Tirol, Barro Vermelho”.

Hazen Pereira disse que esse levantamento de campo com scanner é feito  pra identificar a tubulação “e fazer o que a gente chama de cadastro técnico pra poder projetar o desvio dessa rede e liberar à frente pra prefeitura licitar”.

Segundo a prefeitura, a construção da trincheira (túnel) no cruzamento das avenidas H. da Fonseca e A. de Alencar deve desafogar o trânsito de veículos em pelo menos cinco vias da capital, como as avenidas Rui Barbosa, Romualdo Galvão e Prudente de Morais. A obra inclui botoeiras para travessia segura de pedestres e a instalação de uma nova ciclofaixa. 

Com informações da Tribuna do Norte