Tesoureiro de Lula diz ter “convicção” em restituição de mandato

05 de Junho 2022 - 04h52
Créditos:

O deputado federal Márcio Macedo (PT-SE) afirmou, em nota divulgada neste sábado (04.jun.2022), ter “plena convicção” de que seu mandato será restituído “em curto espaço de tempo”. Macedo foi afastado por Arthur Lira (PP-AL) na 6ª feira (3.jun) depois de decisão provisória do ministro Nunes Marques, do STF, que devolveu o mandato ao deputado bolsonarista Valdevan Noventa (PL-SE).

Valdevan havia sido cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por abuso de poder econômico nas eleições de 2018. Ainda na 6ª (3.jun), o PT acionou o Tribunal contra a cautelar. O partido afirmou que a decisão violou a competência do TSE, “em evidente supressão de instância”

Em nota, Macedo afirmou que a decisão é cautelar e pode ser revista por Nunes Marques, pelos órgãos colegiados do STF e pelo presidente da Corte, Luiz Fux. “A manutenção da decisão cautelar, nos termos em que foi proferida, contraria claramente a jurisprudência das nossas Cortes Superiores”, declarou Macedo.

Macedo tomou posse como deputado federal em 27 de abril, mais de 1 mês depois de o TSE manter a cassação de Valdevan. O petista é homem de confiança do ex-presidente Lula e deve assumir tesouraria de sua campanha à Presidência da República.

Com informações do Poder 360