Terremoto de magnitude 6,4 faz prédios desabarem e deixa mortos na Croácia

29 de Dezembro 2020 - 15h09
Créditos:

Um forte terremoto de magnitude 6,4 foi registrado na Croácia nesta terça-feira (29), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O sismo fez prédios desabarem na cidade de Petrinja, no centro do país, causou a morte de ao menos seis pessoas — 5 homens e 1 menina de 12 anos — segundo o Ministério do Interior da Croácia.

Outras seis pessoas ficaram gravemente feridas e mais 20 foram levemente feridas.

Entre os prédios que colapsaram, está um jardim de infância, felizmente vazio. "A cidade é, na verdade, uma grande ruína. Estamos salvando gente, estamos salvando vidas. Temos mortos, desaparecidos, feridos (...) é uma catástrofe", afirmou o primeiro-ministro Andrej Plenkovic.

Segundo o ministro da Saúde, Vili Beros, pessoas com covid-19 e outros pacientes internados em um hospital psiquiátrico serão levados para outras cidades para liberar leitos para as vítimas do tremor.

O terremoto, com profundidade de 10 km, ocorreu por volta das 8h30, pelo horário de Brasília. O epicentro se situa aproximadamente a 50 km ao norte da capital, Zagreb.

De acordo com Centro Sismológico Euromediterrâneo, o tremor teria magnitude de 6,2 e foi sentido fortemente também em Zagreb, onde moradores foram às ruas assustados. "Há pânico geral, as pessoas estão procurando seus entes queridos", disse o prefeito de Petrinja, Darinko Dumbovic.

Socorristas e exército foram mobilizados para o resgate de pessoas presas em escombros de edifícios.

"Tenho medo, não posso falar com ninguém em casa, porque as linhas telefônicas estão mudas", afirmou uma mulher de Petrinja.

O sismo ocorreu um dia depois de um tremor de menor magnitude em Petrinja. A região dos Bálcãs tem forte atividade sísmica.

O terremoto foi sentido na capital eslovena, Liubliana, bem como em diversos países da região, sobretudo na Hungria e na Áustria.

Fonte: G1