Ter orgasmos pode te fazer parecer até 10 anos mais jovem, diz estudo

09 de Maio 2024 - 09h50
Créditos: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Se te dissessem que o orgasmo é um bom “segredo de beleza”, e que pode ser ele o que está faltando para sua rotina de bem-estar ficar completa? Em um estudo batizado como Superyoung, o médico David Weeks apontou que mulheres que têm três orgasmos por semana parecem, em média, 10 anos mais jovens que aquelas que têm apenas dois.

Em 2013, cinco anos depois do estudo citado, o mesmo neuropsicólogo conduziu uma pesquisa de 10 anos de duração com mais de 3.500 voluntários. Nela, Weeks chegou à conclusão de que fatores genéticos eram 25% responsáveis pela aparência jovem, enquanto os hábitos das pessoas ficavam com 75% desse peso.

Segundo ele, o sexo numa relação de longo prazo foi um dos principais fatores comportamentais que interferiram no resultado.

Mas fica a dúvida: como o sexo pode ter tamanho impacto na beleza e aparência mais jovem das pessoas? O “x” da questão, acreditam especialistas, está na diminuição dos níveis que cortisol proporcionada pelo sexo e o orgasmo, que colaboram para um aspecto mais saudável da pele. Além disso, há o aumento do estrogênio — diretamente ligado à produção de colágeno.

“Essa substância também é responsável pela beleza, viço da pele, cabelos e unhas. Outro fator importante nessa equação é a dilatação superficial dos vasos, deixando a cútis com aspecto mais saudável. A atividade sexual aumenta a oxigenação e a presença de nutrientes para os tecidos como a derme”, afirma a dermatologista Fernanda Seabra.

Vale lembrar que, além de um ato de troca e prazer, o sexo pode ser considerado uma atividade física leve a moderada a depender da intensidade. Durante o sexo, ocorre a ativação do sistema linfático, que atua desintoxicando o organismo, enquanto contribui para acabar com a retenção de líquidos.

“O suor, como na atividade física, também desobstrui os poros, ajudando a eliminar o sebo acumulado”, explica Laís Leonor, dermatologista da clínica Dr. Andre Braz.

O impacto do orgasmo no humor e autoestima

Por fim, é importante lembrar o impacto que o bom humor e a autoestima têm na beleza de uma pessoa. A dopamina e a endorfina, hormônios liberados durante a excitação sexual, têm impacto direto em tudo isso.

“Eles ajudam muito na melhora do humor e na melhor disposição para realizar atividades”, complementa o terapeuta sexual André Almeida.

Com informações do Metrópoles