Tecnologia: Empresa traz ao RN sistema de automação residencial a baixo custo

12 de Agosto 2019 - 03h47
Créditos:

Luzes que se apagam sozinhas, TVs que ligam automaticamente, cortinas que se fecham ou se abrem conforme a vontade do proprietário da residência. O que muitos só cohecem em filmes, está agora ao alcance dos potiguares. A empresa Smart Automation Two Touch, fundada em 2013 no Rio de Janeiro, está chegando ao Rio Grande do Norte e traz na bagagem automação residencial a baixo custo, uma série de inovações para quem deseja ter a tecnologia como aliada dentro da sua própria casa.

Automação residencial é o termo utilizado na robótica para definir a integração dos mecanismos automáticos em um espaço, simplificando o cotidiano das pessoas, satisfazendo necessidades de comunicação, conforto e segurança. O termo surgiu com os primeiros edifícios, nos anos 80 na França, e pretendia-se controlar a iluminação, climatização, a segurança, interligando esses elementos.

“Atualmente, a ideia base é a mesma, a diferença é o contexto para o qual o sistema está pensado: já não um contexto militar ou industrial, mas doméstico. Apesar de ainda ser pouco conhecida e divulgada, mas pelo conforto e comodidade que pode proporcionar, a automação promete vir a ter muitos adeptos”, disse Tom Fernandes, diretor de Tecnologia da Smart Automation Two Touch.

Além de Natal, o grupo também está abrindo escritórios em Caicó e Mossoró, para oferecer o trabalho a todas as regiões do RN. Este ano, inclusive, eles estarão participando da Casa Cor 2019, que será realizada em setembro em Natal.

O sistema tem ainda um objetivo maior, que é facilitar a vida das pessoas portadoras de deficiência. “Esse é o nosso maior desafio. Estamos evoluindo os sistemas e com a ajuda da inteligência artificial tais como Google Home, Alexa e Siri, conseguimos incluir o público com deficiência visual e de locomoção. Toda a casa comandada por voz e gestos”, afirma Tom.

Hábitos do consumidor com deficiência também são inseridos no sistema, por exemplo: O cliente com deficiência visual pode somente ao chegar a casa ser identificado pela automação e com isso ligar o ar-condicionado e a TV no canal favorito, isso tudo sem que ele dê nenhum comando, apenas com a presença dele, como já se usam nos sistemas de iluminação comumente em prédios.

A tecnologia permite ainda o uso de dispositivos para automatizar as rotinas e tarefas de uma casa. Normalmente são feitos controles de temperatura ambiente, iluminação e som, distinguindo dos controles normais por ter uma central que comanda tudo, que às vezes é acoplada a um computador e/ou internet.

Ao ser questionado sobre os custos de um projeto como este, o empresário explicou que o valor, hoje em dia, está muito atrelado a funcionalidades do consumidor. “Com os avanços da tecnologia, já temos eletrodomésticos automatizados de fábrica utilizando a internet das coisas que é a evolução da automação”, completa. Atualmente o consumidor pode ter um sistema para controle de áudio, vídeo, persianas e iluminação a partir de R$ 2,5 mil.