TCU pede que Caixa suspenda consignado com Auxílio Brasil

24 de Outubro 2022 - 13h33
Créditos:

O ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União (TCU), ordenou que a Caixa Econômica Federal cesse imediatamente a concessão de empréstimos consignados com base no Auxílio Brasil. A decisão liminar foi tomada na tarde desta segunda-feira (24) e atende a um pedido do Ministério Público no TCU.

“Certamente não poderá esta Corte aguardar cinco dias úteis para que lhe seja encaminhada documentação que se espera já existir”, diz Cedraz, alegando altíssimo risco na demora da decisão – “o que leva à necessidade de que se ouça aquela empresa pública no prazo excepcional de 24 horas.”

A decisão de pedir a suspensão vem como “medida de zelo com o interesse público, até que este Tribunal examine a documentação a ser encaminhada e a entenda apta a demonstrar não estarem presentes as graves irregularidades sugeridas na representação.”

O caso também será, a partir de agora, acompanhado por entidades de defesa do consumidor. A Caixa está autorizada a operar o consignado com outras 11 instituições financeiras, o que pode contribuir para o endividamento da população mais pobre.

Com informações do O Antagonista