
O Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN), que atua em todo o Rio Grande do Norte com pesquisa e reabilitação de animais marinhos irá realizar a soltura de uma tartaruga eu foi contaminada pelo óleo derramado nas praias do Nordeste. A devolução do animal ao seu habitat natural será na próxima sexta-feira (29), as 10h, na Praia de Upanema, em Areia Branca-RN.
Após 60 dias de intenso tratamento médico veterinário, a tartaruga apresentou condições satisfatórias para soltura e retorno ao seu ambiente natural.
O Projeto Cetáceos da Costa Branca recebeu no último dia 23 de setembro o aviso sobre a ocorrência de uma tartaruga marinha contaminada com óleo na Praia da Redinha, em Natal. O Animal foi vítima do desastre ambiental que acometeu o Nordeste do Brasil desde o final de agosto.
No mesmo dia a Equipe de Resgate do PCCB-UERN fez o transporte do animal para a Base de Estabilização da instituição em Natal-RN. De imediato a tartaruga foi submetida à Anamnese Clínica (avaliação das funções vitais, verificação de lesões e determinação do percentual de contaminação por óleo). O animal teve 100% do corpo contaminado pelo óleo.
Em seguida deu-se prosseguimento aos procedimentos de Estabilização, que consistiram em manter as funções vitais do animal, por meio de fluidoterapia e fornecimento de antitóxicos, protetor hepático e renal.
Logo no começo do tratamento o animal apresentou elevado nível de estresse, dificuldade de respiração e presença elevada de óleo nas cavidades nasais, oral e nos olhos.
Em seguida foi procedida a limpeza preliminar do excesso de óleo das cavidades e mucosas (oral, nasais, oculares e cloaca). A tartaruga foi transferida no dia 26 de setembro para o Centro de Descontaminação de Fauna Oleada do PCCB-UERN em Mossoró/RN, onde recebeu suplementação vitamínica e antibioticoterapia. Só então passou pelo processo de lavagem, a fim de eliminar os restos de resíduos de óleo.
Após ser totalmente descontaminada do óleo e apresentar condições satisfatórias, no dia 11 de outubro de 2019 a tartaruga foi transferida para o Centro de Reabilitação do Projeto Cetáceos da Costa Branca-UERN em Areia Branca-RN.