Sessão solene marcará 10 anos da Escola da Assembleia no Rio Grande do Norte

23 de Agosto 2019 - 17h32
Créditos:

A Escola do Legislativo Potiguar, popularmente conhecida como Escola da Assembleia, completa 10 anos de atividade neste mês de agosto. E, para marcar a data simbólica, será realizada uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na próxima quinta-feira (29) para homenagear nomes que contribuíram para o fortalecimento da instituição. A propositura é do presidente da Casa, o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB). O evento começará às 9 horas.
 
“O trabalho desenvolvido pela Escola é um orgulho para todos nós que fazemos a Assembleia Legislativa, principalmente pelo nível de excelência que tem atingido nos últimos anos. Nossa perspectiva é continuar fortalecendo este projeto que tanto contribui para a melhor qualificação dos nossos cidadãos, fomentando um leque de oportunidades profissionais para os que passam por lá”, disse Ezequiel Ferreira.
 
Na sessão solene, cada deputado indicou um nome para ser homenageado, todos com alguma ligação com a Escola da Assembleia. Ezequiel, por exemplo, homenageará o professor Mizael Araújo Barreto, primeiro diretor da instituição.
 
A instalação oficial se deu no dia 09 de março de 2009, com a oferta cursos de qualificação funcional e de formação cidadã. Ainda em 2009, o ILP foi credenciado pelo Governo Estadual para oferecer cursos de pós-graduação lato sensu (especialização).
 
Legado
O Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) passou a integrar a estrutura organizacional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte como Escola do Poder Legislativo Estadual, com a missão de “Promover uma educação legislativa de excelência, contribuindo - através de serviços educacionais - para a formação política, cidadã e profissionalizante dos agentes do Poder Legislativo e da comunidade, com ênfase para as funções e atribuições do Parlamento”, por meio de cursos de formação escolar, de cursos livres profissionalizantes e de outras formas de capacitação, de atualização e de treinamento.
 
A formação política, cidadã e profissionalizante constitui o foco central da educação legislativa, tendo como propósito contribuir para o aprimoramento da qualificação dos agentes do Poder Legislativo e da comunidade.
 
Agora, como Escola da Assembleia participa do Sistema Nacional de Ensino Legislativo, formado por órgãos educacionais do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do Tribunal de Contas da União, de Assembleias Legislativas Estaduais, da Câmara Legislativa (DF), de Câmaras Municipais e de Tribunais de Contas Estaduais, articulado pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL.
E como unidade estadual de ensino, vincula-se ao Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, através de credenciamento pelo Conselho Estadual de Educação para oferecer cursos de pós-graduação lato sensu.
 
Confira abaixo a lista dos homenageados:
 
José Dias – Altaídes Marques da Luz
Eudiane Macedo – Antônio Eriberto Pereira da Silva
Tomba Farias – Augusto Carlos Viveiros
Kelps Lima – Carlos Eduardo Artioli Russo
Dr. Bernardo – Ezequiel Ferreira de Souza
Kleber Rodrigues – João Maria Lima
Nélter Queiroz – João Medeiros Filhos
Albert Dickson - José Reinaldo da Silva Filho
Souza - Josenita Braga de Moura
Sandro Pimentel - Julliany Lima da Trindade
Hermano Morais - Luiz Eduardo Brandão Suassuna
Francisco do PT - Marcelange Tomaz de Brito
Gustavo Carvalho - Márcio Djalma Cavalcante Marinho (in memoriam)
Cel. Azevedo - Maria do Carmo Silva dos Santos
Ubaldo Fernandes - Matilde Medeiros da Silva
Ezequiel Ferreira - Mizael Araújo Barreto / Florian Augusto Coutinho Madruga
Getúlio Rêgo - Nadja Cristina Diógenes
Isolda Dantas - Regina Coelli da Costa Lima
Vivaldo Costa - Suzan Bezerra Dantas Montenegro
Raimundo Fernandes - Tereza Maria de Queiroz Saldanha
Allyson Bezerra - Thiago Ferreira Dias
George Soares - Washington Alves de Fontes