Sesap diz que Ministério da Saúde só enviou 20% das doses solicitadas para vacinar crianças contra a Covid no RN

27 de Setembro 2022 - 08h54
Créditos:

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma nota nesta terça-feira (27) para informar que recebeu apenas 20% do total solicitado da Coronavac para imunizar crianças de 3 a 4 anos de idade contra a Covid-19.

Conforme dito pela pasta, foi recebida uma carga de 16.160 doses, enquanto havia pedido 80 mil para garantir a vacinação da população na faixa etária. A Sesap considera o lote como "insuficiente".

Em agosto, 11 municípios do Rio Grande do Norte suspenderam a vacinação pela insuficiencia de doses da Coronavac, a única aprovada até o momento para imunizar crianças dessa idade. Conforme a Sesap, a estimativa populacional é que tenham 86.023 crianças nesse público alvo em todo o estado

No dia 13 de julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação da vacina em crianças de 3 a 5 anos. Antes disso, as crianças de 5 anos só podiam receber a vacina da Pfizer; as de 3 e 4 não podiam ser imunizadas. 

A pasta informou que "aguarda que o ministério atenda o pleito da forma mais rápida possível, com o objetivo de garantir a saúde das crianças potiguares".

Veja nota da Sesap:

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que recebe do Ministério da Saúde nesta terça-feira (27) uma carga de 16.160 doses de Coronavac para a vacinação de crianças de 3 a 4 anos de idade. O lote é insuficiente, representando só 20% do pedido de 80 mil doses que a Sesap fez ao ministério, baseado na quantidade de crianças que ainda precisam ser imunizadas. A Sesap aguarda que o ministério atenda o pleito da forma mais rápida possível, com o objetivo de garantir a saúde das crianças potiguares.

Com informações do Portal 96 FM