Senadores do RN assinam pedido da CPI da Covid; confira lista completa

05 de Fevereiro 2021 - 14h28
Créditos:

A CPI da Covid, destinada a investigar crimes do governo federal na pandemia, foi protocolada no Senado Federal na tarde desta sexta-feira (5). Os três senadores do Rio Grande do Norte assinaram.

Ontem, o senador Randolfe Rodrigues (Rede), autor do pedido, conseguiu as 27 assinaturas necessárias. No entanto, o parlamentar acabou esperando novos apoios para apresentar o requerimento. 

Entre o protocolo e a leitura da CPI em plenário, é possível retirar ou acrescentar assinaturas. O protocolo foi feito com 30 assinaturas, ou seja, com “uma margem de segurança” de três assinaturas, afirmou Randolfe a O Antagonista. 

O senador confirmou que Otto Alencar (PSD) retirou o apoio e corrigiu a informação de que Rose de Freitas (MDB) também havia recuado — a assinatura da senadora foi mantida.

“Protocolamos por volta do meio-dia de hoje (4), com 30 assinaturas. Ontem alcançamos as 27 assinaturas e pensamos em protocolar, mas não o fizemos porque se alguém retirasse a assinatura, teríamos, pelo regimento do Senado, que começar o processo do zero, com uma nova coleta de assinaturas. Aguardamos para ter uma margem de segurança”, disse o parlametar.

Randolfe Rodrigues afimrou que não tratou do assunto com o novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. “Em momento algum falei com ele sobre isso. Colhi as assinaturas e protocolei. Em tese, ele [Pacheco] teria que ler o pedido da CPI ainda hoje. No mais tardar, na sessão da próxima terça-feira”.

Desde o imbróglio da CPI da Lava Toga — que foi engavetada três vezes por Davi Alcolumbre –, atingir o número mínimo de assinaturas não é garantia de que a comissão será lida em plenário e instalada pelo presidente do Senado.

Confira lista dos 30 senadores que assinaram a CPI da Covid:

1. Randolfe Rodrigues (Rede)
2. Jean Paul Prates (PT)
3. Alessandro Vieira (Cidadania)
4. Jorge Kajuru (Cidadania)
5. Fabiano Contarato (Rede)
6. Alvaro Dias (Podemos)
7. Mara Gabrilli (PSDB)
8. Plínio Valério (PSDB)
9. Reguffe (Podemos)
10. Leila Barros (PSB)
11. Humberto Costa (PT)
12. Cid Gomes (PDT)
13. Eliziane Gama (Cidadania)
14. Major Olimpio (PSL)
15. Omar Aziz (PSD)
16. Paulo Paim (PT)
17. José Serra (PSDB)
18. Weverton Rocha (PDT)
19. Simone Tebet (MDB)
20. Rose de Freitas (MDB)
21. Tasso Jereissati (PSDB)
22. Rogério Carvalho (PT)
23. Renan Calheiros (MDB)
24. Eduardo Braga (MDB)
25. Rodrigo Cunha (PSDB)
26. Lasier Martins (Podemos)
27. Zenaide Maia (Pros)
28. Paulo Rocha (PT)
29. Styvenson Valentim (Podemos)
30. Acir Gurgacz (PDT)

Fonte: O Antagonista