Senador do RN é contra Reforma, mas quer incluir Estados na Nova Previdência

06 de Agosto 2019 - 04h34
Créditos:

A Câmara dos Deputados iniciará nesta terça-feira (06) a votação em segundo turno da reforma da Previdência. Caso aprovado, o projeto segue para o Senado. Por lá, o senador Jean Paul Prates (PT) já apresentou críticas ao projeto, diz que ainda não é o mais adequado - na sua opinião - para o Brasil, mas defende a inclusão de estados e municípios na matéria.

O petista concorda com a possibilidade da Casa aprovar uma "PEC paralela", apenas com a reinclusão dos estados e municípios. Assim, a reforma poderia ser aprovada no Senado sem maiores mudanças e seguir para sanção presidencial.

Em entrevista concedida a rádio Agora FM, Jean Paul disse que, apesar da Câmara ter "aprimorado" o texto da reforma, a proposta ainda tem "coisas ruins". "Em princípio a reforma passa no Senado. E, se estados e municípios ficam fora do pacote, ficaríamos com milhares de sistemas previdenciários diferentes no país. É uma coisa indamissível. Então já que passou, vamos incorporar estados e municípios para estarem todos no mesmo barco. Colocar em separado é extremamente arriscado", disse.

Ainda de acordo com o senador do PT, "a Câmara aprimorou tremendamente aquele pacote. Tirou as coisas horrorosas, cruéis. Ainda tem coisas ruins, mas não temos maioria para fazer isso prevalecer a ponto de levar de volta para a Câmara discutir. Vamos ser realistas", finalizou.