
O senador Jean Paul Prates (PT) foi às redes sociais cobrar a liberação da advogada e ativista trans Maitê Ferreira. A advogada foi presa em flagrante na madrugada desta quinta-feira (28), com dois pés de maconha dentro de casa, em Mossoró. Confira:
A advogada e ativista trans Maitê Ferreira teve sua casa em Mossoró invadida de forma arbitrária na última noite, tendo sido presa sob a absurda alegação de tráfico, em função de suposta posse de pequena quantidade de Cannabis.
Enquanto em várias partes do mundo se caminha para a descriminalização da Cannabis para fins medicinais e recreativo, no Brasil convivemos cotidianamente com cenas de retrocesso e autoritarismo como essa.
É inaceitável que num país em que são encontrados grandes quantidades de narcóticos em um avião presidencial e nada é feito para apurar ou investigar as denúncias de tráfico, presenciamos uma prisão arbitrária e infundada dessa natureza.
Maitê rompeu barreiras e foi a primeira mulher trans a obter um registro profissional de advogada no Rio Grande do Norte, além de ser uma militante socialista com importante trajetória nos movimentos sociais. É nítido que esse foi o critério utilizado para prender a companheira: um processo de criminalização dos que lutam, a partir de uma autuação forjada.
Conclamamos as todas as organizações políticas de esquerda e democráticas a se solidarizar com a companheira Maitê e lutar por sua liberdade imediata.
Liberdade para Maitê!
Chega de criminalização dos/as lutadores/as!