Semana Lixo Zero terá ações de conscientização em Natal

31 de Outubro 2020 - 04h00
Créditos:

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) e a A Companhia de Serviços Públicos de Natal – Urbana – participarão da Semana Lixo Zero, que terá atividades no Parque da Cidade, nos dia 4 e 5 de novembro. O evento é uma mobilização nacional, realizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZ) e organizado por voluntários locais. Além de Natal, mais 80 cidades brasileiras participam do evento.

As ações da Semana serão iniciadas na terça (3) e seguem até dia 7 de novembro e têm como tema “Bons Exemplos Inspiram”, com foco na conscientização de que cada indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelos resíduos. A ideia é mostrar para a sociedade que pequenos gestos podem fazer diferença no cuidado da gestão e encaminhamento de resíduos, e que os bons exemplos podem nascer das adversidades, como o que vivemos atualmente com a pandemia e já gerou grandes mudanças.

O secretário da Semurb, Thiago Mesquita, pontuou: “Não poderíamos deixar de participar desse importante evento que trata sobre a correta destinação dos resíduos visando ao encaminhamento correto dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução da geração de lixo com produção responsável, consumo consciente, reutilização de embalagens e materiais, por exemplo”.

Dentro da programação, a Semurb realiza live no dia 4 de novembro, às 10h, sobre gestão de resíduo domiciliar com o geógrafo e educador ambiental do Parque da Cidade (Semurb), Célio Roberto Pachêco. A entrevista será conduzida pelo jornalista Geider Henrique Xavier, no perfil oficial da Semana Lixo Zero em Natal - @semanalixozeronatal.

Em seguida, a partir das 11h, será realizada outra live, dessa vez com o tema gestão de resíduos reciclados. O conferencista será Iguatemir de Carvalho Gomes, geógrafo e educador ambiental do Parque da Cidade (Semurb). O jornalista Geider Henrique Xavier conduzirá a entrevista no perfil oficial da Semana Lixo Zero em Natal - @semanalixozeronatal.

No dia 5 de novembro, das 15h30 às 17h30, acontece o evento Árvores Tecnológicas no Parque da Cidade. A trilha se inicia no Pátio da torre e segue ao longo da Trilha Pavimentada e será intermediada por Kaleb da Silva Melo (CEO portal das árvores – Treeidlegal). O participante poderá fazer a identificação de espécie de árvores e registro de sua visitação por meio da leitura do QR code, formando um mapa arborístico no trecho visitado.

URBANA

A Companhia de Serviços Públicos de Natal – Urbana, direcionará os resíduos comuns, como podas, resíduos da construção civil, para os Ecopontos. Os resíduos especiais são direcionados para os parceiros do Instituto Lixo Zero, divulgado em suas redes. Em 2019 foram coletados 1.129 toneladas de resíduos sólidos diariamente em Natal. “Somos parceiros do Instituto Lixo Zero por também defendermos uma cidade sustentável, reduzindo os resíduos jogados nas ruas, terrenos e canteiros de Natal”, disse Ivanilde Rocha, Gerente de Meio Ambiente e Educação Ambiental da Urbana.

Ecopontos são equipamentos de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (1m²), grandes objetos e resíduos recicláveis, é um local que busca organizar os prestadores de serviços autônomos para que façam um serviço melhor, assim reduzindo a geração desse tipo de resíduos nas ruas da cidade. Atualmente são três ecopontos em Natal: Em Ponta Negra, Rua Praia de Muriú, S/N; Na Cidade Alta, Rua Mermoz, S/N; No Parque dos Coqueiros, Av. das Seringueiras, nº 03.

LIXO ZERO

O conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração. É “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”, segundo o Zero Waste International Alliance.

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) foi fundado em 2010. É uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil. Sendo assim, a Urbana entra como parceira na Semana Lixo Zero, que acontecerá de 03 a 07 de novembro, este ano com abertura no Parque da Cidade, dia 03 de novembro, com ocorrência de Lives nas redes sociais. Toda a programação da Semana do Lixo Zero pode ser encontrada no perfil do Instituto Lixo Zero no Instagram: @semanalixozeronatal.