Secretário é convocado pela Assembleia para esclarecer caos na saúde pública

21 de Fevereiro 2019 - 03h30
Créditos:

O deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) convocou o secretário estadual de Saúde Pública, Cipriano Maia, para prestar esclarecimentos sobre a situação dos hospitais regionais do Estado e a suspensão de exames de rotina para pacientes na UTI e enfermarias do Walfredo Gurgel. Em pronunciamento na Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (20), o parlamentar chamou atenção para as duas situações e manifestou-se preocupado com a situação da Saúde Pública no Rio Grande do Norte.

“É muito grave essa situação. A minha preocupação é não deixar esse povo sem atendimento no interior. Sem contar que estão mandando pacientes para Natal e Mossoró. Está faltando entrosamento, se o Estado não tem condições é preciso discutir. Soube, há alguns dias, que alguns comerciantes estavam ajudando os pacientes a comprarem itens para fazer pequenas cirurgias porque a burocracia é grande e o estado demora a resolver essa situação”, disse.

Em aparte, o deputado George Soares (PR) levantou a necessidade de discutir a modalidade de consórcio entre municípios para ajustar as demandas em saúde no Estado. “O Estado não tem recursos para financiar 100% os hospitais, como o de Assu, por exemplo. Nossa sugestão é a implantação de um consórcio, que é quando o estado pactua em cada região com as prefeituras envolvidas”, explicou o líder do governo. O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) também reforçou a importância dos consórcios. “A figura dos consórcios é o que há de moderno para que os municípios tenham condições de atender à comunidade. Como médico sei destas necessidades”, disse Vivaldo Costa.

O parlamentar solicitou urgência na resolução dos casos elencados e também a presença do secretário estadual de Saúde Pública, Cipriano Maia, para prestar esclarecimentos. A expectativa é que o titular da pasta participe da reunião da Comissão de Saúde, prevista para a próxima quarta-feira (27).