Secretário de Fátima repete frase de Bolsonaro por reforma da Previdência no RN

19 de Janeiro 2020 - 05h13
Créditos:

O secretário estadual de Planejamento e das Finanças do governo Fátima Bezerra (PT), Aldemir Freire, utilizou uma frase para defender a reforma da previdência estadual idêntica a dita pelo presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, usada a favor da Nova Previdência federal, já aprovada pelo Congresso. "Quem anha mais, vai contribuir com uma tarifação maior. E quem ganha menos vai contribuir com menos", disse Aldemir Freire, em entrevista concedida a agência Saiba Mais. 

"Quem ganha menos pagará menos e quem ganha mais pagará mais", disse Bolsonaro em suas redes sociais no dia 19 de abril do ano passado, meses antes da reforma nacional obter sucesso na Câmara e no Senado. Apesar da semelhança nas palavras, a governadora Fátima Bezerra sempre foi crítica do projeto federal. Além disso, tanto a gestora quanto o seu secretário afirmam existir diferenças importantes entre os dois projetos.

"Em primeiro lugar, a proposta original enviada ao Congresso (pelo governo Bolsonaro), e que alguns governadores se colocavam contra, sofreu alterações com a retirada de alguns pontos, como a aposentadoria rural. Na nossa proposta podemos fazer diferente em alguns pontos, na própria questão da idade pode haver modulação… pode haver modulação também na questão das pensões, no cálculo do percentual de remuneração para a aposentadoria e a própria tarifação também é diferente. No nosso projeto, os servidores ativos praticamente não são afetados, quase 80% do funcionalismo ativo continuará pagando 11% da alíquota previdenciária, como acontece hoje", disse Aldemir.