Secretaria de Saúde oferta serviço especializado para detecção e acompanhamento de infecções virais transmissíveis

25 de julho 2023 - 13h45
Créditos:

Macaíba é um dos municípios da Grande Natal que conta com um serviço específico para detecção e acompanhamento de casos de hepatites virais. Um assunto muito importante e que ganha mais repercussão no mês de julho, quando se celebra o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, que acontece no dia 28.
Trata-se do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que funciona todas as terças-feiras na Unidade de Saúde Luiz Antônio Fonseca Santos (UBS Centro), com atendimento referente a casos de hepatites virais, sífilis, HIV, tuberculose, dentre outras, relatou o infectologista doutor Antônio Araújo.

“São três principais tipos de hepatites que a gente tem que ter mais cuidado: hepatite A, porque geralmente afeta crianças e adultos jovens, com sintomas como urina escura, dor abdominal, náuseas, sendo às vezes parecida com a gripe. A hepatite B é a mais complicada, silenciosa, não tem cura, e se transmite por várias maneiras, tanto sexual quanto por material perfuro-cortante contaminado, como instrumentos de manicure. Hepatite C muitas vezes deixa as pessoas cronicamente infectadas por décadas sem elas saberem, pois é uma doença silenciosa. Então, as pessoas precisam procurar o serviço para poder detectar.”, explicou o médico.


Todos os exames são feitos e os resultados são divulgados somente para o paciente, mantendo todo o seu sigilo. Caso seja diagnosticado com algum tipo de hepatite viral ou outra infecção transmissível, ele terá todo o acompanhamento necessário da rede municipal de saúde. 

Quem desejar obter mais informações, fazer o teste ou tomar a vacina neste mês de julho ou durante qualquer outro período do ano, pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, portando documentação pessoal e cartão de vacinação.

Julho Amarelo
De acordo com o Portal do Ministério da Saúde, a campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. 
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.