Secretaria de Educação amplia número de estagiários e inicia ciclo de formações

20 de Junho 2023 - 15h03
Créditos:

A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza de 20 a 22 deste mês a Formação Permanente para os Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal. Nesta terça-feira (20), o primeiro encontro teve como público-alvo estagiários, auxiliares de sala e apoios de sala (efetivos), no auditório da Escola Estadual Auta de Souza, sob o tema: “Orientações para o aperfeiçoamento do trabalho dos estagiários e auxiliares de sala”. O encontro reuniu cerca de 150 pessoas.

Desde o início da atual gestão, o número de estagiários que atuam em sala de aula junto aos professores titulares passou de 60 a 130. “É importante ressaltar que a Prefeitura nunca teve no quadro da Secretaria de Educação esse quantitativo de profissionais que atuam nas turmas de Educação Infantil e nas que têm como público-alvo alunos da Educação Especial.”, destacou o secretário Ademar da Silva Júnior.

“O ingresso no estágio ofertado pela SME, que antes era a partir do 3° período do curso de licenciatura plena em pedagogia, passou a ser a partir do 1° período desde 2022 na gestão do prefeito Emídio Jr. Outro avanço foi de que a bolsa paga antes aos estagiários era de 500 reais, e foi reajustada para 700 reais.”, completou. Hoje, são 147 colaboradores, sendo 130 estagiários e 17 auxiliares de sala.

Amanhã (21), acontecerão dois encontros, ambos na Câmara Municipal de Vereadores. O primeiro entre 8h e 12h, com gestores escolares e coordenadores pedagógicos, trazendo como tema: “Direção para os novos espaços e tempos da escola”. Na sequência, entre 13h e 17h, com gestores escolares e merendeiras, com o tema: “Boas práticas de manipulação de alimentos: teórico-prático”.

Esse ciclo de formações desta semana terá continuidade até a próxima quinta-feira (22), quando será realizado o último encontro, entre 8h e 16h30, na Escola Estadual Auta de Souza. O público-alvo desta vez será formado por gestores e presidentes de caixas escolares, tendo como tema: “Orientações para a execução dos recursos do PDDE e prestação de contas”.

Nessa perspectiva, a Prefeitura de Macaíba, junto à SME, vem trabalhando para alcançar a meta de ser referência em Educação, trabalhando nas diversas frentes de serviços e investimentos, entre eles a formação permanente de seus profissionais, para garantir educação pública de qualidade, com acesso, participação e equidade a todos os alunos matriculados.