Se pagar novembro/2018, Governo do RN ainda deverá R$ 800 milhões a servidores

19 de Janeiro 2020 - 07h31
Créditos:

Caso se confirme o pagamento referente ao mês de novembro de 2018 - anunciado pelo Governo do Estado para fevereiro próximo -, os servidores do Rio Grande do Norte ainda terão a receber em salários atrasados o equivalente a R$ 800 milhões. Esse é o valor referente a dezembro e ao décimo terceiro salário de 2018. E a única forma de quitar esses débitos em 2020 continua sendo por meio de recursos extraordinários.

"Entrando recursos extraordinários, sim [será pago em 2020]. Faremos todo o esforço para isso. Ainda estamos na segunda rodada do Pré-sal...", disse o secretário estadual de Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire. Ao ser questionado de onde virão esses recursos, ele explicou que uma nova antecipação de royalties está descartada.

"A cessão onerosa foi uma grande frustração, praticamente um terço do que era o esperado, vai ter uma segunda rodada da cessão onerosa e ainda vamos disputar a história do plano Mansueto, mas ainda vamos completar com ajustes próprios. Nessa linha de ajuste para fechar as contas a reforma da previdência é um ponto importante, o Proedi é um ponto importante porque dá uma maior perspectiva de maior crescimento da economia do Estado… então tem outras ações para além disso para transformar a economia… precisamos entrar na fase de liquidação de ativos, estamos concluindo o levantamento desses ativos imobiliários que o Estado tem", disse o gestor a agência Saiba Mais.