SBT paga R$ 348 mil de indenização por reportagem de 1994

18 de Outubro 2021 - 13h02
Créditos:

O SBT teve de pagar uma indenização cerca de R$ 348 mil a uma empresa que foi alvo de uma reportagem feita em 1994 por Celso Russomanno no programa "Aqui Agora".

Em 23 de maio de 1994, o telejornal acusou a empresa Construtel de aplicar um golpe contra moradores de um condomínio na periferia de São Paulo, desrespeitando os prazos e as condições para a implantação de um sistema de telefonia comunitário.

A empresa processou o SBT declarando que os termos do contrato estavam sendo cumpridos. "Com linguajar chulo, frases de efeito e imagens que não correspondem à realidade, a reportagem fez afirmações levianas e inverídicas sobre a instalação do sistema", afirmou a empresa à Justiça.

O SBT se defendeu no processo reafirmando que a empresa cometeu propaganda enganosa, "vendendo gato por lebre". "Em nenhum momento a reportagem deturpou os fatos", afirmou, elogiando o trabalho de Russomanno, hoje deputado federal.

A Justiça não aceitou a argumentação do SBT e condenou a emissora a apagar a indenização. "A emissora agiu de modo no mínimo imprudente, veiculando informações distorcidas dos fatos", afirmou na sentença o juiz Maurício Campos da Silva Velho.

O SBT recorreu da decisão, mas a sentença foi confirmada nos tribunais superiores.

O valor da indenização estava depositado em uma conta judicial desde 2012. No final do mês passado, o juiz Felipe Poyares Miranda determinou, com o fim do processo, que o dinheiro seja transferido para a empresa.

Fenômeno de audiência na primeira metade dos anos 1990, o "Aqui Agora" prometia mostrar a vida como ela é. Era focado, sobretudo, na cobertura policial e tinha em sua equipe de reportagem nomes populares como Gil Gomes (1940-2018) e Jacinto Figueira Júnior (1927-2005), conhecido como o "Homem do Sapato Branco"

O programa causou polêmicas, transmitindo, por exemplo, o suicídio de uma garota de 16 anos, que se jogou de um prédio. O "Aqui Agora" foi tirado do ar em 1997. Em 2008, voltou a ser exibido, mas, sem o mesmo sucesso, durou pouco mais de um mês.

Fonte: Blog do Rogério Gentile/UOL