Salesiano destaca qual a preparação ideal na reta final do Enem 2019

23 de Outubro 2019 - 10h41
Créditos:

Milhares de candidatos seguem em preparação ao Exame Nacional do Ensino Médio 2019, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. Nessa reta final, muitos adotam um ritmo mais intenso nos estudos, buscando dicas de última hora para as provas. Para fugir da ansiedade e do estresse, os alunos dos colégios Salesianos do RN estão realizando atividades com a equipe psicopedagógica da escola, com interações em ambientes fora da sala de aula e exercícios de relaxamento.

Algumas recomendações foram repassadas aos alunos que farão a prova, com um passo a passo para manter a tranquilidade antes e durante o exame. Segundo a psicóloga educacional e gestora do Serviço de Acompanhamento Psicopedagógico (SAP) do Salesiano no RN, Giovanna Medeiros, os métodos reforçam um cuidado com bem-estar dos alunos.

“Nós conversamos com os alunos para deixá-los relaxados, sem a ansiedade que acaba prejudicando nesse momento. A ideia é que eles, durante os próximos dias, mantenham uma boa alimentação e hidratação, sem ingerir comidas muito gordurosas e que possam prejudicá-los. Outra recomendação é para ele se certifiquem sobre os locais de prova e deixem os documentos de identificação separados”, justifica a psicóloga. 

Nos dias do Enem, Giovanna ressalta que tanto os alunos quanto os pais devem prestar atenção à chegada com antecedência ao local de prova. Em todo o país, os portões abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Para isso, a psicóloga recomenda que os estudantes busquem a calmaria, com momentos em família.

“Com todo o planejamento montando, alunos e pais devem ter cuidado com o trânsito, já que haverá um deslocamento muito grande de veículos durante esse período que antecede o exame. Por isso, um bom momento de relaxamento entre amigos e família é fundamental para tirar todo o estresse do momento, evitando uma sobrecarga de sentimentos”, reforça.

Os alunos do Salesiano terão ainda um dia especial antes da prova. Na sexta-feira (1º), as unidades São José, na Ribeira, e Dom Bosco, em Nova Parnamirim, promoverão a Missa de envio do Enem, às 8h, em um momento de fé e oração antes do exame. Já o tradicional “pulo na piscina”, que demonstra toda a descontração do alunos, acontecerá a partir das 12h30, marcando a despdida da escola e o encerramento do ano letivo aos estudantes da 3ª Série do Ensino Médio.

No primeiro dia do Exame, os alunos farão as provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação. No último dia, o exame será com conteúdo das disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática.