Saiba quem foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA

17 de Janeiro 2022 - 13h37
Créditos:

O polonês Robert Lewandowski foi eleito o melhor jogador do mundo em 2021, em cerimônia realizada em Zurique hoje (17), pela Fifa. O atacante do Bayern de Munique levou o prêmio The Best pela segunda vez, pois já havia sido coroado no ano anterior.

De certa forma a premiação é um "troco" de Lewandowski em Lionel Messi, agora do PSG, que havia vencido o Ballon D'or em novembro. Mohamed Salah, do Liverpool, corria por fora como o terceiro candidato.

O The Best faz jus a um 2021 impressionante de Lewandowski, que marcou nada menos do que 69 gols em 69 jogos por Bayern e seleção polonesa, ou seja, com média de um gol por partida. Ele balançou as redes em 76% das partidas nas quais entrou em campo durante o ano inteiro e foi o artilheiro da Europa pelo terceiro ano seguido (após 54 em 2019 e 47 em 2020).

Lewandowski ainda deu 13 assistências no ano passado (totalizando 82 contribuições para gol) e também foi quem mais fez hat-tricks na Europa em 2021 (cinco vezes), quem mais marcou gols na Champions League (11) e teve média de um gol a cada 71 minutos em campo.

Chama a atenção que Salah, apesar de indicado ao maior prêmio, ficou fora do time ideal. A escalação do FIFPRO teve o pouco usual esquema tático de 3-3-4, mas nem assim o egípcio teve lugar (Messi, Haaland, Lewandowski e Cristiano Ronaldo formaram o ataque). Isso pode ser explicado pela maneira como a equipe ideal é formada: via votação com cerca de 25 mil jogadores do mundo inteiro.

Fonte: UOL