Saiba quais os mitos e verdades sobre musculação e cardio

10 de Fevereiro 2022 - 07h37
Créditos:

Muitas pessoas que treinam ou querem começar têm dúvidas sobre como intercalar os treinos de força (como musculação, por exemplo) e cardiorrespiratório. Qual o melhor, com que frequência fazer cada um, quais os benefícios?

A profissional de Educação Física e professora da academia Pulse Rayssa Brito explica, antes de tudo, que as modalidades se complementam. "A musculação vai dar força e hipertrofia, e o exercício aeróbico, condicionamento cardiovascular, que é essencial para a saúde".

Fazer mais cardio, contudo, de acordo com Rayssa, é um mito sobre hipertrofia. "São vias distintas", diz.

De acordo com a profissional, a frequência vai depender do indivíduo e do volume de exercício executado durante a sessão. As orientações do American College of Sports Medicine (ACSM) indicam que adultos devem fazer pelo menos 150 minutos de cardio de intensidade moderada por semana.

"Os exercícios podem ser realizados durante 30 a 60 minutos com intensidade moderada, cinco dias por semana, ou 20 a 60 minutos com intensidade vigorosa, três dias por semana", afirma Rayssa. 

"Já os exercícios resistidos, como a musculação, podem ser praticados por adultos trabalhando cada grupo muscular principal dois ou três dias por semana, usando uma variedade de treinos e equipamentos", completa a professora.

Os tipos de atividades, ainda segundo ela, podem ser intercalados de acordo com cada aluno, no mesmo dia ou em dias alternados.

Rayssa lembra, ainda, que procurar uma academia que realize avaliação prévia é essencial para quantificar o volume de treino da musculação e da atividade aeróbica, bem como os exercícios mais indicados e os contraindicados. 

"Pode ser necessário prescrever alguns exercícios corretivos também, nos casos de indivíduos com muitos encurtamentos musculares, por exemplo", acrescenta. "Por isso a supervisão de um profissional é tão importante para um treino seguro".