Saiba quais alimentos atrapalham e ajudam na absorção de ferro

30 de Março 2022 - 07h35
Créditos:

O ferro é um mineral que cumpre um papel fundamental no organismo, transportando o oxigênio entre as células. Desta forma, suas dosagens precisam ser suficientes para garantir ao metabolismo energia. Se o organismo apresentar carência de ferro, os principais sintomas são fadiga, falta de ar, fraqueza e anemia.

A única maneira de evitar a baixa do ferro é manter uma alimentação diversificada, mais natural possível e rica em nutrientes. No entanto, é preciso ter atenção, porque alguns alimentos podem inibir a absorção de ferro, sendo necessário evitar o consumo em determinados períodos ao longo do dia.

É importante saber que alguns nutrientes reagem melhor quando consumidos juntos, outros pelo contrário, podem dificultar o metabolismo de sintetizar certas vitaminas ou minerais. É o que acontece com o ferro, que tem sua absorção diminuída quando consumido juntamente com os derivados do leite e bebidas cafeinadas.

Sabendo disso, veja a lista de alimentos que diminuem a absorção de ferro e quais os momentos que podem ser consumidos.

  • Leite: por ser fonte de cálcio, o recomendado é evitar o consumo durante o horário de almoço ou no jantar, sendo o melhor momento de consumo pela manhã.
  • Iogurte: mesmo sendo rico em vitaminas pode atrapalhar a absorção de ferro por causa do cálcio. Por isso, da mesma forma que o leite, o ideal é fazer o consumo durante a manhã ou em lanches da tarde.
  • Queijo: por fazer parte do grupo dos derivados do leite, não é recomendado fazer o consumo durante o horário de almoço, com alimentos folhosos e proteínas. Além disso, deve-se ter o cuidado com esse alimento, pois alguns tipos de queijos por serem muito gordurosos podem contribuir para o aumento de colesterol LDL.
  • Café: é preciso cuidar o consumo, pois o excesso de bebidas cafeinadas prejudicam a absorção de ferro e de outros nutrientes como a vitamina C.

A alimentação balanceada e rica de nutrientes de acordo com as necessidades de cada pessoa é o que torna a absorção dos nutrientes mais eficiente. E somente com a orientação feita por um nutricionista que conseguimos isso. Porque é com base nas carências nutricionais que são prescritos os grupos de alimentos necessários para cada pessoa.

Entretanto, sabemos que alguns alimentos potencializam a absorção de ferro, como a vitamina C. Portanto, consumir limão, laranja, abacaxi e dar preferência para o consumo de brócolis e outros vegetais verdes-escuros, além de consumir em conjunto de outros alimentos ricos em ferro pode ajudar potencializando a absorção dos nutrientes.

Fonte: Emprego e Concurso