Saiba como se alimentar durante a covid para aliviar os sintomas respiratórios

14 de Fevereiro 2022 - 07h50
Créditos:

A alimentação durante a Covid-19, ou em qualquer outra circunstância de vulnerabilidade física e mental, é fundamental para reestabelecer a saúde. É claro que, ao apresentar qualquer sintoma relacionado à uma possível infecção de coronavírus, como febre, dor e dificuldade para respirar, a recomendação é procurar auxílio médico imediatamente. Afinal, talvez seja necessário um tratamento mais específico contra a doença.

No entanto, caso você não precise ser internado e tenha a oportunidade de se cuidar em casa, a alimentação durante a Covid-19 será fundamental para acelerar o processo de recuperação do organismo. Principalmente em casos mais longos da doença: a famosa Long Covid.

Segundo a nutricionista Adriana Stavro, o aconselhável é reduzir ou até mesmo evitar a ingestão de sal em excesso, produtos industrializados, guloseimas açucaradas (balas, biscoitos, sorvetes, bolos), bebidas alcoólicas e tabaco.

Alimentação durante a Covid-19 no combate de complicações respiratórias:
 - Compostos bioativos encontrados no cominho preto, feno-grego, alho, gengibre, açafrão, hortelã-pimenta, podem ajudar;
 - Outro alimento importante é a beterraba. A raiz possui efeito broncodilatador. Ela pode ser consumida crua, cozida ou em sucos;
 - Chá verde – contém teobromina – composto que atua como broncodilatador para melhorar a função das vias aéreas e aliviar dificuldades respiratórias.
Caso você sofra com dor de garganta, a alimentação durante a Covid-19 também poderá te ajudar. “Um alimento que ajuda nesse caso é o alho, graças a sua função antisséptica. Ele pode ser adicionado a um chá com canela e gengibre, que promove alívio do sintoma. Outra dica é comer alimentos pastosos até a dor passar”, revela Stavro.

Como se alimentar com falta de ar:
Um dos sintomas mais graves e preocupantes da Covid-19 é, justamente, a falta de ar. Caso você sinta algo do tipo, é necessário procurar ajuda médica imediatamente. No entanto, mesmo assim você deverá continuar se alimentando bem, para que o organismo consiga reagir adequadamente. Para isso, a nutricionista separou algumas dicas.

Confira:

Tente sentar-se ereto ao comer;
Coma e beba lentamente, caso sinta falta de ar pare e respire lentamente;
Alimente-se nos momentos em que estiver com menos falta de ar;
Faça pequenas porções, várias vezes ao dia;
Escolha alimentos macios e úmidos, mais fáceis de mastigar e engolir, como peixes, purês, tortas, ensopados, refeições com molhos, sopas, pudins de leite e frutas cozidas ou assadas;
Evite alimentos muito quentes ou gelados. Eles podem agravar sua falta de ar. 

Com informações de Infomais