Rogério Marinho e ex-ministro da Previdência debatem reforma em Natal

01 de Junho 2019 - 04h48
Créditos:

Natal foi palco de um debate inédito na noite desta sexta-feira (31) sobre a polêmica reforma da Previdência. No auditório do Fórum Miguel Seabra Fagundes, no bairro de Lagoa Nova, o ex-deputado federal potiguar Rogério Marinho - atual secretário especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia - e o ex-ministro da Previdência, Carlos Gabas, mostraram visões opostas sobre o tema que tem dominado a pauta do país desde o início do ano.

Rogério Marinho fez uma apresentação do projeto que está em tramitação no Congresso Nacional, explicando pontos polêmicos e enfatizando a importância da aprovação da matéria. O secretário da Previdência explicou que atualmente o sistema é injusto, já que ampla maioria dos brasileiros aposentados pelo Regime Geral recebem pouco mais de R$ 1,3 mil do INSS, enquanto que aposentados pelo Poder Legislativo, por exemplo, ficam com mais de R$ 29 mil.

"O projeto faz com que todos os brasileiros dêem sua contribuição, respeitando as diferenças entre as profissões e as realidades. Mas todos contribuem. Só que quem ganha mais, vai pagar mais. e quem ganha menos contribuirá com menos", disse Rogério.

O ex-ministro Carlos Gabas - que ocupou o cargo durante a gestão Dilma Rousseff (PT) - disse que apoia a realização de uma reforma da Previdência no Brasil, mas não esta apresentada pelo governo federal, "pois esta é um ajuste fiscal". Entre os pontos questionados, destaque para o que o ex-ministro chamou de "desconstitucionalização" das regras e as críticas a chamada capitalização.

O debate foi promovido pelos senadores Styvenson Valentim (Podemos) e Jean Paul Prates (PT), que atuaram como intermediadores durante o evento. 

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Clique aqui e
receba notícias pelo whatsapp gratuitamente!