RN tem previsão de inverno com menos chuva e mais quente

21 de Junho 2023 - 05h20
Créditos:

O inverno no Hemisfério Sul começa nesta quarta-feira (21), às 11h58, e segue até 23 de setembro. Para o Rio Grande do Norte, de acordo com o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), a previsão é de poucas chuvas.  O fenômeno El Ñino (aquecimento anormal das águas superficiais do Pacífico) é o principal fator que influencia para esse cenário no estado devido à dificuldade na formação de nuvens de chuva no estado como um todo. 

As regiões Leste e Agreste Potiguar devem concentrar os maiores acumulados de chuva no período, porém as demais regiões do estado deverão ser mais secas no período.  “A ocorrência de chuvas nas faixas Leste e no Agreste do RN deverão ser mais chuvosos devido a influência das condições do oceano Atlântico Sul, que devido a intensificação do centro da Alta Pressão do Atlântico Sul, fortalece os ventos de Leste/Sudeste, aumentando a circulação dos ventos sobre a região e diminuindo a temperatura principalmente em regiões serranas do estado”, explicou o chefe da unidade instrumental de Meteorologia, Gilmar Bristot.

Com relação as temperaturas, as análises apontam discreto aumento delas nas regiões Leste e Agreste do estado e aumento no interior. “Devido a presença do Fenômeno El Niño, as temperaturas deverão ficar um pouco acima do normal, isto é, o inverno será um pouco mais quente”, comentou Bristot.

O Sistema de Monitoramento da Emparn pode ser acessado nos seguintes endereços eletrônicos emparn.rn.gov.br, aba Meteorologia ou meteorologia.emparn.rn.gov.br.

*Chuvas máximas esperadas (mm)
Estado
Junho 96.7mm
Julho 78.2mm
Agosto 32.2mm
Setembro 15,8mm

Leste Potiguar
Junho 221.8mm
Julho 176.8mm
Agosto 79.2 mm
Setembro 38.7mm 

Agreste Potiguar
Junho 93.8 mm
Julho 81.7mm
Agosto 34.3mm
Setembro 17.3mm

Oeste Potiguar
Junho 46.5mm
Julho 27.4mm
Agosto 7.4 mm
Setembro 3.9 mm

Central
Junho 34.7mm
Julho 26.9mm
Agosto 8 mm
Setembro 3.4mm
*Volumes médios esperados

Com informações do Portal da Tropical