Reunião entre ministros de Ucrânia e Rússia termina sem acordo sobre fim da guerra

10 de Março 2022 - 05h01
Créditos:

O encontro entre ministros das Relações Exteriores de Ucrânia e Rússia, realizado hoje na Turquia, terminou sem progresso. A reunião tratou da invasão russa ao território ucraniano, que hoje chega a seu 15º dia com registros de novos bombardeios, como na cidade portuária de Mariupol, que foi atacada durante mesmo com o encontro em andamento em território turco. 

Os ministros russo, Serguei Lavrov, e ucraniano, Dmytro Kuleba, tiveram um encontro de cerca de uma hora e meia, que tinha o objetivo de alcançar um cessar-fogo, segundo a diplomacia turca, organizadora da reunião. Segundo Kuleba, não houve progresso sobre esse ponto.

O ministro ucraniano relatou que foi proposto um corredor em Mariupol e um cessar-fogo por pelo menos 24 horas para resolver os problemas humanitários dos civis. O lado russo não concordou. 

Kuleba disse que estava pronto para continuar as negociações. Segundo Kuleba, a Rússia reafirmou hoje que o cessar-fogo é possível se a Ucrânia cumprir as condições apresentadas pelo presidente russo, Vladimir Putin, sejam atendidas. O ministro disse que continuará na busca por soluções diplomáticas.

Com informações de UOL