Restauração malsucedida deixa escultura desfigurada na Espanha

11 de Novembro 2020 - 15h32
Créditos:

Uma restauração malsucedida de escultura no norte da Espanha trouxe a lembrança de um afresco de Cristo que passou por “recuperação” há oito anos, no mesmo país, e foi desastrosa.

O "novo" incidente ocorreu com escultura em relevo na parte de fora de um edifício de escritórios em Palencia. O antigo busto de uma mulher sorridente ficou irreconhecível.

Fotos: AP Photo/Alberto Calleja e Agencia ICAL

A "restauração" foi revelada por um artista que vive nos arredores do prédio. Antonio Capel publicou em seu perfil na rede social Facebook fotos do antes e depois da obra, gerando uma onda de reações.

"Eu fiquei surpreso. Como eles podem ter feito isso?”, disse Capel à agência Associated Press nesta quarta-feira (11). “Deve ter pelo menos dez anos, e só estamos descobrindo agora". O artista afirmou que o prédio do século 20 é de banco, mas os inquilinos decidiram fazer um serviço a fachada anos atrás. Agora, de acordo com a mídia espanhola, pessoas param para olhar o prédio e tirar fotografias.

Imediatamente, a restauração rendeu comparações com o afresco de representação de Cristo “Ecce Homo”, da cidade espanhola de Borja, cujo resultado da restauração feita em 2012 foi comparado a um macaco.

Ecce Homo original, deteriorado pela passagem do tempo e 'restaurado' por Cecilia Giménez; intervenções amadoras são muito comuns em patrimônio eclesiástico, diz especialista — Foto: Centro De Estudios Borjanos

Foto: Centro De Estudios Borjanos

Um porta-voz da Prefeitura de Palencia disse não saber quando e por quem a obra foi realizada, porém contou que é provável que restauração seja investigada por autoridades regionais.

Fonte: G1