Rede pública de Natal retoma aulas presenciais para estudantes do 1º ao 5º ano Fundamental

05 de Agosto 2021 - 03h07
Créditos:

A Rede Municipal de Ensino de Natal retomou na manhã desta quarta-feira (04), as aulas presenciais para os estudantes das escolas de anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5° ano), seguindo o cronograma do Protocolo para Retorno Presencial das Atividades Escolares que foi construído com vários atores que compõem a educação pública de Natal. As atividades foram interrompidas presencialmente em decorrência da pandemia do novo coronavírus.  

As escolas municipais que já estão preparadas para o retorno e aptas a cumprir todos os protocolos de biossegurança, com kits de higiene, totens de álcool em gel, lavatórios móveis e demarcação dos espaços para que seja cumprido o distanciamento, funcionarão com 30% de sua capacidade.  

A Escola Municipal Professor Laércio Fernandes, por exemplo, que atende 752 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, dividiu as turmas em três grupos e cores (azul, amarelo e laranja), onde em cada semana um grupo irá frequentar a escola.  

A secretária de Educação de Natal, Cristina Diniz, que visitou a Escola Municipal Professor Laércio Fernandes, ressaltou: “nesta quarta-feira não estão retornando todos os alunos, apenas 30% deles, como dita o protocolo que foi feito com base nas medidas de segurança. É um protocolo que requer muito cuidado, pois ainda estamos enfrentando uma pandemia, não podemos esquecer disso, nem das medidas de proteção, do uso de álcool em gel, da lavagem de mãos, e do distanciamento social. No Laércio, por exemplo, apenas 250 alunos frequentarão a escola a cada semana, ou seja, cada aluno frequentará o ambiente escolar mais ou menos uma semana ao mês”.

O retorno das aulas presenciais no turno matutino na Escola Municipal Ascendino de Almeida, localizado no bairro Pitimbu, ocorreu com 87 alunos, sendo uma média de 30% dos estudantes por turma. A entrega dos kits de higiene ocorreu no intervalo das aulas para evitar aglomerações e através de uma lista nominal dos estudantes. O intervalo para o lanche ficou limitado neste primeiro momento apenas à sala de aula para evitar contatos com os outros alunos.  

A diretora pedagógica Mintza Idesis Jácome Bezerra, da E. M. Ascendino de Almeida, explicou que “neste primeiro dia temos a expectativa de receber 115 alunos, de um total de 700 estudantes. Era um desejo grande da comunidade para o retorno das aulas presenciais. Esperamos que aos poucos as atividades sejam normalizadas e que essa nova rotina seja executada e assimilada tanto pela equipe docente, como pela comunidade escolar. Os alunos estão cientes do protocolo e da divisão de grupos e amanhã teremos uma reunião com os pais. No recreio, a rádio escolar também vai todo dia passando as informações didaticamente aos alunos, porque é uma construção nova que precisa ser lembrada, e assim reforçando os cuidados e essa nova rotina que hoje está se implementando na escola”.  

A aluna Hadassa Alves dos Santos Leite, de 11 anos, da turma do 5º ano “A” da Ascendino de Almeida, disse: "espero que volte tudo ao normal o mais rápido possível e que em pouco tempo possamos estar sem máscaras. Espero ainda, que os alunos venham também, a aprender mais nesse retorno às aulas presenciais e que respeitem os protocolos para poder continuar nesta volta ao normal”.  

“Vamos trabalhar com os alunos divididos em grupos. Uma semana, o aluno participa das aulas presenciais e na outra, recebe as atividades nos grupos de WhatsApp. Lembrando que os conteúdos já foram selecionados, de acordo com o currículo baseado na BNCC.  Selecionamos os conteúdos mais significativos para trabalhar com os estudantes”, afirmou a professora Núbia Maria Pires Teixeira.