Questão do Enem mostra discurso de ódio contra o agronegócio; bancada do agro diz que há cunho ideológico

06 de Novembro 2023 - 12h37
Créditos:

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) divulgou nota nesta segunda-feira (6) na qual pede ao governo federal explicações sobre três questões do primeiro dia de prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), aplicada neste domingo (5).

No documento, a FPA pede a anulação das questões 89, 70 e 71, pois, na avaliação da entidade, as perguntas "são mal formuladas, de comprovação unicamente ideológica" e permitem "que o aluno marque qualquer resposta, dependendo do seu ponto de vista".

  • A questão 89 abordou fatores negativos do agronegócio no Cerrado, mencionando, por exemplo, a "superexploração dos trabalhadores" e as "chuvas de veneno" (uma referência ao uso de agrotóxicos).
  • Já a questão 71 trata da nova corrida espacial financiada por bilionários, discutindo as perspectivas que ela aponta.
  • A questão 70 tem como mote o avanço da cultura da soja e o desmatamento na Amazônia.

A FPA diz ainda que as questões têm "cunho ideológico", e foram elaboradas "sem critério científico ou acadêmico".

Na nota, o grupo de parlamentares ligado ao agronegócio pede a anulação das três questões. E afirma que apresentará um requerimento de convocação do Ministro da Educação, Camilo Santana, para audiências públicas na Câmara dos Deputados e no Senado sobre o tema.

A bancada do agronegócio diz ainda que pedirá informações ao Ministério da Educação "sobre a banca organizadora do Enem 2023 e referências bibliográficas utilizadas para a construção do exame".

"A anulação das questões é indiscutível, de acordo com literaturas científicas sobre a atividade agropecuária no Brasil e no mundo, em respeito à academia científica brasileira", diz a nota.

Para a FPA, houve "negacionismo científico" contra um setor que confere "segurança alimentar ao Brasil e ao mundo".

"O setor agropecuário representa toda a diversidade da agricultura: pequenos, médios e grandes. Somos um só e não aceitaremos a divisão para estimular conflitos agrários”, diz o documento.

Com informações de G1