
A deputada federal Natália Bonavides (PT) se pronunciou, por meio de nota publicada em seu site, sobre a demolição do Hotel Reis Magos, na Zona Leste de Natal. Segundo a parlamentar potiguar, o prédio fazia parte da história da capital e deveria ser preservado, já que era um dos poucos exemplares da Arquitetura Moderna brasileira em terras potiguares.
Natália disse ainda que a demolição do antigo hotel tem relação com interesses imobiliários de grupos que querem verticalizar a orla de Natal.
“A derrubada do Hotel Reis Magos demonstra pouca visão de futuro dos gestores e muita pressão da especulação imobiliária, que pretende colocar em seu lugar prédios altos que privatizem até a vista para o mar na nossa cidade”, escreveu a deputada.
A petista disse ainda que, agora que perdeu essa batalha, precisará centralizar os esforços na revisão do Plano Diretor de Natal, “pois os mesmos interesses pressionam esse processo”. Ela reforçou que sua luta “é para que o povo tenha direito à cidade!”.
Confira a íntegra da nota:
Na tarde de ontem, assistimos ao início da derrubada de um dos poucos exemplares da arquitetura moderna brasileira em terras potiguares.
O prédio do Hotel Reis Magos fazia parte de nossa história e deveria ser preservado. Porém, não era apenas a preservação da nossa memória que estava em jogo.
A rapidez com que foi emitido o alvará e deu-se início à demolição, tão logo o judiciário autorizou o procedimento, mostra o quanto o debate sobre o Hotel Reis Magos está totalmente ligado com os interesses do setor imobiliário que desejam verticalizar a orla de Natal e permitir a sua apropriação pelo poder econômico.
A derrubada do Hotel Reis Magos demonstra pouca visão de futuro dos gestores e muita pressão da especulação imobiliária, que pretende colocar em seu lugar prédios altos que privatizem até a vista para o mar na nossa cidade.
Ontem perdemos uma batalha, mas a luta não parou. Precisamos agora centralizar nossas forças na revisão do Plano Diretor, pois os mesmos interesses pressionam esse processo. A nossa luta é para que o povo tenha direito à cidade!
LEIA MAIS:
Procuradora critica demolição de hotel: "Esperança assassinada, memória rasgada"
Fecomércio: 'Fim do Hotel Reis Magos marcará positivamente história de Natal'