'Que foi, mulher?': menino que ganhou fama com vídeo consegue cirurgia

01 de julho 2024 - 09h18
Créditos: Reprodução

 

A família do pequeno Eduardo Santos Lima, conhecido como Duduzinho, que ganhou fama nas redes sociais por um vídeo em que conversa com uma prima, conseguiu marcar a cirurgia para o menino de quatro anos. O procedimento será custeado com dinheiro arrecadado em vaquinha aberta na internet.

Vídeo acumulou mais de 29 milhões de visualizações. A cena ocorreu em maio, quando a prima Natali Torres foi picada por um mosquito. A menina caminhava com o garoto para um açude, em Irauçuba, no interior do Ceará.

É aí que ele reage e pergunta: "Que foi, mulher?! Que bicho te mordeu?". Junto com a fala, mãos coçam a cabeça e um olhar aparentemente confuso. Natali apenas sorri. 

Além da cena que repercutiu, a magreza do menino também chamou a atenção de muita gente. Isso acontece porque Duduzinho tem um problema de saúde, o crescimento das amígdalas e adenoides. Isso faz com que o menino tenha dificuldades para respirar, dormir e se alimentar.

"O Duduzinho perde peso [devido a essas dificuldades]. Ele é magrinho. O único peso que ele consegue chegar é o de 13 quilos. Já chegou a pesar 11. É uma luta constante. Eram noites longas acordado, eu e o pai revezando, segurando o Dudu a noite toda nos braços. Eu pedia a Deus que um milagre acontecesse", diz Eliete Pinto dos Santos, mãe da criança.

Família conseguiu arrecadar dinheiro para o procedimento. O menino precisa de cirurgia para resolver o problema, e ela será finalmente feita em 23 de julho, em um hospital de Fortaleza. Tanto a operação quando a sua recuperação pós-operatório serão custeados com o dinheiro arrecadado graças a uma vaquinha aberta pela própria família nas redes sociais. A meta inicial era de R$ 10 mil, mas, no fim, foram arrecadados mais de R$ 36 mil. A bateria de exames realizada anteriormente foi doada pelo hospital, segundo a família.

"É ansiedade, felicidade, gratidão, mas também aquele momento de medo. Mãe tem medo, né? Afinal de contas, é uma cirurgia. É uma mistura de sentimentos", diz Eliete ao UOL, por telefone. "Com a cirurgia, a vida dele vai mudar totalmente. Está sendo uma explosão de emoções. A gente continua sem acreditar em tudo o que está acontecendo até hoje", afirma Natali Torres, prima de Duduzinho.

Ao UOL, o otorrino Murillo Paura Peres Filho, médico que fará cirurgia, explicou que Duduzinho deve ficar pelo menos um dia internado e outros 20 a 30 dias sem fazer esforço físico para evitar sangramento. Também terá de passar por dieta líquida pastosa fria, porque, segundo ele, a cirurgia leva a dor de garganta nos primeiros dias.

A família disse que o menino estava na fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde) há mais três meses. 

Veja vídeo de Duduzinho que viralizou:

@duduzinhoceara Faz um meme ai pra mim vai? Comenta algo que combine kakakakka #fy #meme ♬ Dudu cearense - Duduzinhoraiz

Com informações de UOL