PT processa Moro e Bolsonaro após acusação de manter diálogo com o PCC

12 de Agosto 2019 - 03h26
Créditos:

O Partido dos Trabalhadores (PT) vai acionar a Justiça nesta segunda-feira (12) contra a informação divulgada depois de uma operação da Polícia Federal (PF) de que a legenda tem ligações com o Primeiro Comando da Capital (PCC). O partido vai apresentar uma notícia crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro Sérgio Moro por abuso de autoridade e uma representação eleitoral contra o presidente Jair Bolsonaro por propaganda negativa extemporânea.

“O que vimos essa semana foi mais uma armação grotesca das forças reacionárias para tentar criminalizar o PT. A notícia falsa, vazada pela Polícia Federal de Moro, foi cabalmente desmentida pelo promotor Lincoln Gakiya, que há mais de uma década investiga a facção criminosa: ‘Não há indício de ligação entre PT e PCC’, afirmou o promotor ao UOL. Vamos enfrentar e denunciar essa farsa armada por Moro e Bolsonaro. Criminosos são os que nos acusam, e devem responder por suas ações”, disse a presidente nacional do Partido, Gleisi Hoffmann

Para os petistas, "Moro tem de ser urgentemente afastado das funções de Ministro da Justiça, pois vem usando, sistematicamente a Polícia Federal com objetivos políticos e mentindo sobre condução dos trabalhos da força policial, sendo seu papel coibir e solicitar investigações sobre tais tipos de vazamentos e não fomentá-los". Na ação são imputados a Moro os crimes de prevaricação e abuso de autoridade.

O Partido também entrará com uma representação eleitoral contra Bolsonaro por propaganda negativa extemporânea. A legenda diz que o presidente divulgou, reiteradamente, "notícias falsas e acusações infundadas contra o Partido dos Trabalhadores", e que, por isso, incorreu "em crimes e comete uma série de irregularidades eleitorais, atentando contra as regras democráticas da disputa política".