Projeto quer gratuidade nos ônibus para mulheres vítimas de violência em Natal

25 de Novembro 2020 - 08h22
Créditos:

Nesta quarta-feira (25), Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, a vereadora Divaneide Basílio (PT-Natal), protocolou Projeto de Lei que visa assegurar a gratuidade para mulheres vítimas de violência nos transportes públicos municipais da capital potiguar.

"A gratuidade no transporte público para as mulheres vítimas de violência está relacionada com os direitos protetivos presentes na Lei Maria da Penha. A medida encoraja as vítimas a denunciarem seus algozes e acessarem a rede de atendimento físico, social e psicológico que existe na nossa cidade", explica Divaneide Basílio, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Proteção das Mulheres, Idosos, Trabalho e Minorias da Câmara Municipal de Natal.

A matéria foi apresentada originalmente pela ex-vereadora e atual deputada estadual Eudiane Macedo e rejeitada pelo legislativo da capital potiguar em 2019, sob a alegação de que as mulheres poderiam simular violência para andar de ônibus de graça.

Segundo Diva, que foi a mulher mais votada nas eleições desse ano para o legislativo de Natal, o combate à violência contra as mulheres é um tema que não pode ser deixado de lado.

Ela cita que um dos reflexos mais cruéis da pandemia foi o aumento do número de registros de violência contra as mulheres e pedidos de medidas protetivas.

Dados do Observatório da Violência no RN mostram que os casos de violência doméstica aumentaram em 258% no Estado. Nesse sentido, facilitar o atendimento previsto na Lei ajuda a coibir a violência de gênero e evita que se tipifique em sua forma mais grave, o feminicídio.

A proposta seguirá nos trâmites da Câmara Municipal de Natal e passará por comissões internas até ser votada em plenário.