Projeto Planta Natal assenta 140 novas mudas

02 de Abril 2020 - 11h17
Créditos:

O projeto Planta Natal, criado pela Prefeitura, continua a fazer da capital potiguar uma cidade mais arborizada, verde e ecologicamente correta. Nesta semana, equipes do projeto plantaram 140 mudas em espaços como a praça do Residencial Vivendas, na comunidade do Leningrado, na zona Oeste, na fonte da Praça dos 400 Anos, na altura do viaduto de Ponta Negra, em frente à Árvore de Mirassol, e nos canteiros e marginais da BR-101, entre os bairros de Candelária e Neópolis.

O Projeto Planta Natal é realizado com a participação de várias secretarias da Prefeitura. A parceria tem permitido que o avanço seja rápido e com segurança em tempos de coronavírus. De acordo com a secretária de Esporte e Lazer de Natal, Danielle Mafra, uma das coordenadoras do projeto, as ações são integradas e outros plantios serão realizados nos canteiros centrais das avenidas Salgado Filho, Prudente de Morais e Bernardo Vieira, logo que as equipes façam o estudo de viabilidade, uma vez que em muitos trechos das avenidas há tubulação de gás, de água e de esgoto.

“Estávamos prontos para plantar mais de 2.000 árvores nas escolas municipais, mas as recomendações das autoridades médicas para que os estudantes se recolhessem em casa por conta da pandemia mundial causada pelo novo coronavírus fizeram com que adiássemos as ações até segunda ordem”, explicou Danielle Mafra.

Ela também assinalou que árvores já plantadas podem ser identificadas por meio do Código QR. Um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em uma localização georreferenciada. A primeira ação de plantio do ano de 2020 foi em 4 de fevereiro, no Centro de Convivência para Idosos Marly Sarney, no bairro de Lagoa Nova. Foram plantadas 16 espécies, entre elas oitis, jambeiros, pés de graviola e craibeiras, na área do Marly Sarney, e, além disso, serviços de ajardinamento e pintura. Em 2019, a administração plantou 3.500 mudas na capital e o objetivo é atingir a meta de 20 mil mudas.

Ainda de acordo com Danielle Mafra, os plantios estão sendo feitos em áreas controladas, ou seja, com a presença de muros, para evitar vandalismo ou o abandono do vegetal, que acaba morrendo sem água. O Planta Natal percorrerá todos os equipamentos coordenados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social, nesta fase do projeto: “Primeiro, visitamos, depois fazemos todo trabalho de limpeza, escolha das espécies, envolvemos os usuários e funcionários e só depois fazemos o plantio. É um trabalho muito bonito da Prefeitura e das secretarias”.