Programa Acelera Inova forma sua primeira turma de empreendedores

13 de Abril 2019 - 08h20
Créditos:

A Inova Metrópole, incubadora de empresas do Parque Tecnológico Metrópole Digital, encerrou na tarde desta quinta-feira (11) a primeira edição do Acelera Inova, programa de formação cujo objetivo é oferecer capacitação a empreendedores que tenham uma ideia na área de TI com potencial de transformação em protótipo.

Durante o evento de encerramento, seis equipes que participaram do programa apresentaram os resultados alcançados ao longo dos seis meses de capacitação. Na ocasião, cada grupo de alunos apresentou suas propostas de negócios para uma banca avaliadora, composta pela gerente excecutiva da Inova Metrópole, Iris Pimenta, pelo assessor de gestão César Barreto, pela empreendedora Monnaliza Medeiros e pela professora Ana Gisele Ribeiro.

Propostas de aplicações inteligentes foram as principais ideias exposta no encerramento, como por exemplo, o E-Feira, uma plataforma que terá como objetivo atuar como um marketplace para redes de supermercados. Para Viviane Amélia, uma das idealizadoras da plataforma, o Acelera foi fundamental para o desenvolvimento do seu projeto e estruturação de um plano de trabalho.

“Sempre que precisávamos, a gente tinha todo apoio do Acelera, desde a hora em que pensamos o desenvolvimento da ideia até a apresentação do nosso futuro negócio”, destaca Viviane. Ela ainda diz que pretendem efetivar o projeto em breve e o submeter ao programa de pré-incubação na Inova.

Quem também pretende tirar a ideia do papel e pré-incubar um projeto na Inova Metrópole é a equipe do Prema, um projeto de aplicativo ousado, que se propõem a mapear e desenhar a forma das emoções. De a cordo com a designer Raquel Barth, participar do programa Acelera foi um incentivo fundamental para dar continuidade ao projeto.

“O programa foi muito importante para a gente, porque dessa forma não deixamos a ideia do Prema morrer; esse já era um projeto que tínhamos em mente desde antes de entrar no programa. Além disso, nós saímos daqui sabendo os pontos que precisamos evoluir e melhorar, para assim podermos consolidar esse projeto”, destaca Raquel.

Acelera

Iniciando-se no segundo semestre de 2018, o Acelera Inova é o mais recente programa da incubadora do Parque Tecnológico Metrópole Digitasl, e visa oferecer “treinamento”, com duração de seis meses, para os empreendedores participantes que desejam transformar um projeto (ou ideia) com potencial de virar um negócio em um protótipo viável comercialmente.

“Esse programa é destinado para qualquer pessoa que tenha uma ideia inovadora em Tecnologia da Informação. Então, essa pessoa para e pensa: ‘Será que isso pode virar um bom negócio? Eu não sei por onde começar, quem é o meu cliente, não sei como criar um produto dessa minha ideia’. E o programa visa justamente isso: oferecer capacitação empreendedora para poder se tirar a ideia do papel”, explica a gerente executiva da Inova Metrópole, Iris Pimenta.

Durante o programa, os empreendedores acessam serviços como orientação tecnológica e empresarial por meio de mentorias em grupo e individualizada, além de capacitações periódicas realizadas através de oficinas.