
Os profissionais da Enfermagem preparam paralisação de 24 horas para esta quarta-feira (21) em defesa do piso nacional da categoria. A decisão foi aprovada na última segunda-feira (12) durante reunião do Fórum Nacional da Enfermagem. As entidades de base estão aprovando em assembleias uma possível mobilização nacional.
O piso do segmento foi aprovado pelo Congresso Nacional e está previsto em lei que passou a vigorar em agosto deste ano. No entanto, em 4 de setembro, a norma foi suspensa por 60 dias pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso.
A recém-criada Lei nº 14.434 estipula um salário mínimo nacional de R$ 4.750 para enfermeiros, 70% desse valor para técnicos e 50% para parteiras e auxiliares de enfermagem.
Em nota, o Fórum Nacional da Enfermagem explica a paralisação de advertência: “A orientação das entidades que integram o Fórum é que a paralisação seja pelo período de 24 horas. Os profissionais que não conseguirem fazer a paralisação durante todo o dia, que realizem, ao menos, em períodos do dia; foi proposto que a partir do dia 21 de setembro, os profissionais vão promover vigílias constantes e montar acampamentos permanentes em local a ser definido pelas entidades sindicais regionais. É importante ressaltar que os atendimentos de urgência/emergência serão mantidos, de modo a não causar qualquer tipo de falta de assistência aos pacientes”.
Fonte: Sindsaúde