
O ex prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) usou a rede social Twitter para criticar a governadora Fátima Bezerra (PT) por fazer “cortesia com o chapéu alheio”. A fala do ex-postulante ao cargo de governador do Rio Grande do Norte se refere aos efeitos do novo Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi), criado por decreto pelo governo Fátima, e que tem provocado insatisfações dos prefeitos.
A principal reclamação dos gestores municipais é relativa a perdas nas cotas do ICMS que são repassadas pelo Governo do Estado mensalmente aos municípios.
“Confiscar os parcos recursos dos municípios para fazer o Proedi, é o Governo do Estado fazendo cortesia com o chapéu alheio. Proedi é importante, indispensável no fomento do emprego e renda, mas com incentivo do Governo”, escreveu Carlos Eduardo.
Sobre o decreto que criou o novo Proedi, que substituiu o Proadi, Carlos Eduardo acrescentou que o Governo do Estado não dialogou com o parlamento e classificou o programa como “injustiça”.
“Governo do RN, que tanto dialoga com os sindicatos, e está certo, por que o famigerado decreto, sem diálogo com o parlamento e os municípios. 93% dos municípios tungados, por exemplo, não tem indústria no seu território. Olha o tamanho da injustiça!!”, completou.