Primeiro debate é marcado por ataques ao Governo Fátima e "Pai Nosso" ao vivo

08 de Agosto 2022 - 09h41
Créditos:

A Band RN realizou na noite deste domingo (07) o primeiro debate entre candidatos a governador do Rio Grande do Norte. O formato do programa favoreceu o embate entre os postulantes ao cargo político mais importante do Estado. O tema das perguntas era livre, e todos puderam se confrontar.

Primeira a responder, Fátima foi favorecida pelo nervosismo inicial de Fábio Dantas. A petista aproveitou para bater forte - de novo - na gestão do ex-governador Robinson Faria. A governadora acabou passando bem pela primeira rodada de questionamentos, tendo apenas a pergunta de Styvenson sobre educação lhe tirado um pouco do conforto.

Mas, a partir daí, Fátima Bezerra assistiu ao seu governo ser literalmente fuzilado. Praticamente todas as perguntas e respostas do debate atingiram em cheio a administração petista potiguar, da saúde a segurança pública, passando pelos cortes no Programa do Leite e até na redução das refeições oferecidas pelo Restaurante Popular. 

Os pontos altos de Fábio Dantas e do senador Styvenson Valentim foram na temática da segurança. O primeiro, quando disse que Fátima tem mais policiais à disposição da sua segurança pessoal do que o batalhão da cidade de Assu. O segundo, ao dizer algo semelhante, quando afirmou que a segurança do Estado só era boa mesmo para a governadora, devido a grande quantidade de policiais que lhe protegiam.

Clorisa Linhares chamou a atenção por puxar uma oração nas suas considerações finais. Nada contra rezar o "Pai Nosso", pelo contrário. Até acredito que tenha atraído para ela uma atenção inesperada e, consequentemente, a simpatia de parte dos cristãos. Mas, fica o registro de pela primeira vez na história - ao menos que se tem notícia - um candidato rezou em pleno debate eleitoral no RN.

Já Daniel Morais, do Psol, tratou de afastar a imagem que seu partido sempre carrega de puxadinho do PT. No debate não foi. Quando teve a oportunidade, também bateu forte no Governo Fátima. Foi dele, por exemplo, a crítica relativa ao corte das refeições nos Restaurantes Populares. 

No geral, apesar de sua participação pessoal não ter sido negativa, Fátima não tem muito o que comemorar do debate. Foram quase duas horas de críticas constantes a sua gestão, e sem direito de resposta. Quando a petista solicitou, teve o pedido negado sob o argumento de que não era ela o alvo dos comentários, mas sim o Governo. Fica a expectativa se Fátima irá a outros debates ou não, após levar tantas pancadas.

Por fim, fica o fato das pouquíssimas propostas apresentadas. Fábio Dantas colocou algumas das suas ideias, como as parcerias com os municípios e reabertura de hospitais. Os demais, só Daniel Morais defendendo um calote na Arena das Dunas. Que Deus abençoe o Rio Grande do Norte.