Presidente do Banco Central do Brasil é eleito o melhor do mundo

03 de Janeiro 2021 - 12h35
Créditos:

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, foi eleito o presidente de Banco Central do ano de 2020 pela revista britânica The Banker, focada em finanças. O anúncio foi realizado na quinta-feira (31). O prêmio Central Banker of the Year homenageia os profissionais que mais conseguiram estimular o crescimento e estabilizar sua economia.

Campos Neto foi premiado na categoria principal: Global e Américas. A publicação afirma que poucos países foram tão afetados pela pandemia do novo coronavírus quanto o Brasil.

Autoridades como o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, já parabenizaram Campos Neto nas redes sociais.

"Parabéns ao MELHOR presidente de Banco Central do mundo!!!!!!!! Roberto Campos Neto é craque, está revolucionando o sistema financeiro. Não apenas nossa reação de política monetária foi exemplar, a agenda PIX, contas digitais, e OPEN BANKING é estrutural", disse Sachsida.

Para Rogério Marinho, o reconhecimento internacional ao "trabalho de excelência" de Campos Neto é a ratificação do trabalho excepcional de um dos melhores economistas do mundo. "2021 ano da retomada", afirmou.

Global e Américas

A revista, do Financial Times, diz que poucos países foram afetados pela pandemia de covid-19 da mesma maneira que o Brasil. Em meados de dezembro, afirma, a quantidde de mortes relacionadas doença no país ainda era a 2ª maior do mundo, depois dos Estados Unidos.

A publicação pondera que enquanto no início do ano passado as expectativas eram que a maior economia da América Latina ficaria com uma contração de 9%, as projeções foram sendo revisadas "drasticamente" no fim do ano para aproximadamente metade disso.

A The Banker menciona também que a estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Produto Interno Bruto (PIB) foi de recuo de 9,1% para a queda de 5,8% em 2020, enquanto alguns analistas creem que contração ficará abaixo de 4,5%.

Segundo a revista, muito desse cenário "promissor" é fruto do trabalho do Banco Central do Brasil. Ela cita que a instituição monetária respondeu à crise com medidas sem precedentes e eficazes para garantir que a liquidez não secasse no sistema financeiro. Também frisa que o Banco Central tomou outras medidas específicas para que as empresas, sobretudo as pequenas, pudessem seguir em operação

A publicação acrescenta, que, no geral, o programa de liquidez do BC do Brasil representou impressionantes 17,5% do PIB, e foi somado a outras medidas que disponibilizaram capital das instituições financeiras que, de acordo com o banco, tinham potencial para ampliar o crédito pelo equivalente a até 20% do PIB.

Ainda é mencionado que também conseguiu autorização temporária do Congresso para comprar e vender ativos privados para aumentar mais ainda a liquidez do sistema financeiro, que acabou também apoiando o mercado de títulos em reais.

É a 2ª vez que um presidente do Banco Central brasileiro leva o prêmio. Antes de Campos Neto,  Ilan Goldfajn foi agraciado, em 2018, pela atuação no combate à inflação em 2017.

Perfil

Campos Neto é formado em economia, com especialização em finanças pela Universidade da Califórnia. Ele tem perfil liberal e crê em medidas que limitem o tamanho do Estado na Economia. Executivo do mercado financeiro, trabalhou no Banco Santander por 18 anos, também tendo atuado no Banco Bozano Simonsen. É neto de Roberto Campos, ministro do Planejamento do governo de Castelo Branco (1964-1967).

Fonte: CNN