Presidente da Câmara articula CPI para investigar ele mesmo após afastamento

21 de Setembro 2022 - 15h33
Créditos:

O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, vereador Darlan Lobo (MDB), articulou a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para que ele mesmo seja investigado pelos colegas. O pedido foi apresentado e lido na sessão desta terça-feira (20) e recebeu a assinatura de 11 vereadores. A intenção é investigar suspeitas de envolvimento do parlamentar em esquema de fraude de licitação na Prefeitura.

Em novembro do ano passado Darlan Lobo chegou a ser afastado por 180 dias do cargo em meio a uma operação da Polícia Civil para apurar crimes contra a administração pública. Uma das suspeitas é de lavagem de dinheiro.

De acordo com o pedido de abertura de CPI articulada pelo próprio vereador, ele é suspeito de ser dono de uma loja de material de construção na qual políticos compravam itens a serem utilizados em obras públicas.

O parlamentar argumenta que é à favor da CPI. "Eu venho lutando para essa CPI andar aqui dentro há muito tempo. Pedindo a colegas vereadores. Pedi quando estava afastado, meu advogado foi até a Câmara. Tudo o que precisar eu estou para contribuir", disse o presidente. 

Darlan Lobo afirmou ainda que, se necessário, irá se afastar novamente do cargo para que as investigações prosperem. O colegiado tem o prazo de 120 dias para investigar e apresentar o relatório a partir da data de abertura. Serão designados relator, presidente e membros do grupo. 

Operação 

O afastamento dos vereadores e servidores da Câmara se deu por suspeita de envolvimento na exploração no jogo do bicho e crimes contra a administração pública em novembro de 2021. Servidores públicos também foram afastados por determinação judicial. 

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Giuliano Sena, a operação batizada como Públio Vatínio ocorreu em Crato, Juazeiro, Barbalha, Santana do Cariri e Fortaleza. 

Foram apreendidos R$ 700 mil em espécie, itens de ouro, 39 veículos, bens, imóveis e material de jogo do bicho. Ainda segundo o delegado foi determinado uso de tornozeleira eletrônica para um dos vereadores, mas não disse qual deles.  

Segundo autoridades policiais, foram cumpridos 97 mandados judiciais contra 52 investigados. 

Com informações do Diário do Nordeste